"Raios de Luz"


quarta-feira, 15 de maio de 2013

São Pio X e as Coroas de Nossa Senhora

O Papa São Pio X tinha como nome de Baptismo Giuseppe Melchiorre Sarto.

Eleito Sumo Pontífice a 4 de Agosto de 1903, o seu lema era Instaurar tudo em Cristo’. Foi um defensor intransigente da Doutrina e governou a Igreja Católica com bastante firmeza numa época em que esta enfrentava um laicismo muito forte e diversas tendências para o modernismo, encarado por ele como a síntese de todas as heresias nos campos dos estudos bíblicos e teologia.

Pio X foi um Papa pastoral, encorajando estilos de vida que reflectissem os valores cristãos. Permitiu a prática da comunhão eucarística frequente e promoveu o acesso das crianças à Eucaristia quando da chegada à chamada idade da razão.
Este Papa incentivou ainda o estudo do canto gregoriano e do Catecismo. Ele próprio foi autor de um catecismo, designado por Catecismo de São Pio X.
Foi o primeiro Papa a ser canonizado desde São Pio V e a Igreja celebra a sua memória litúrgica no dia 21 de Agosto
São Pio X é actualmente o patrono dos peregrinos enfermos e é considerado por alguns como o maior dos Papas do século XX.
Quando ainda era Bispo, proferiu um belo discurso sobre Nossa Senhora que vale a pena recordar aqui:
«Deus pôs sobre a Cabeça de Maria uma coroa de preço infinito, ou melhor, pôs um privilégio que lhe e próprio: Maria tem direito a todas as coroas.

A coroa do mérito e da virtude, laurea virtutis, porque é a única criatura humana que nunca contraiu e nem cometeu pecado, ultrapassando em santidade aos anjos e serafins.

A coroa da ciência e da doutrina, laurea doctoralis, porque Ela conheceu todos os segredos do verbo e o livro da vida Lhe foi revelado.

A coroa do combate e da vitória, corona triunphalis, porque conquistou as legiões do Inferno e exterminou todas as heresias.

A coroa do mérito e da coragem, corona muralis, porque defendeu os muros da cidade santa contra o furor dos salteadores, preservando da ruína os assediados e por Ela conquistamos o direito de cidadãos do Céu.

A coroa de núpcias e de esposa, corona nuptialis, porque, sem perder o Seu diadema de Virgem, ela foi associada por um matrimónio inefável à fecundidade da divina natureza.

A coroa real e sacerdotal, corona regni, infuia sacerdotii, porque, tendo dado à vida a quem é Rei e Sacerdote por excelência, participou e participará eternamente da autoridade do Seu Reinado, mérito da Sua imolação.

Mas... que profundezas nos metemos a sondar, ó filhos meus? Se em nós refulgem raios, em Maria descansa o sol. Se para uns correm as águas das fontes, em Maria se despeja o mar. Se alguns tem a participação medida, Maria tem a soberania absoluta, de tal modo que as coroas de graças que cingem a Sua fronte correspondem à esplêndida manifestação da coroa de gloria que a esperou no Céu”.

Fonte: Pio X – D.Frei Vitorino Facchinetti, O.F.M.
Editora Vozes Petropólis – 1938
Pgs. 343,344.

«As heresias e erros modernos serão destruídos pelo Santo Rosário»
Papa S. Pio X

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics