"Raios de Luz"


sábado, 11 de maio de 2013

Consagração do Pontificado do Papa Francisco a Nossa Senhora de Fátima


No início do mês de Abril, durante a Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, o Cardeal-Patriarca de Lisboa anunciou que o Papa Francisco lhe pedira, por duas vezes, para consagrar o seu Pontificado a Nossa Senhora de Fátima.

No mesmo comunicado, D. José Policarpo afirmou que esse seria um «mandato que podia cumprir no silêncio da oração. Mas seria belo que toda a Conferência Episcopal se associasse à realização deste pedido». E de facto, alguns dias mais tarde, os bispos portugueses decidiram que esta consagração seria realizada publicamente no dia 13 de Maio, no Santuário de Fátima, durante a Peregrinação Aniversária que assinala a primeira aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria.

Consagrar algo ou alguém a Deus significa «torná-lo sagrado», ou seja, é um  acto pelo qual uma coisa deixa de ser profana, ou mundana, para ser destinada ao serviço de Deus.


Poderíamos pensar: 'Mas o Papa foi escolhido pelo Espírito Santo, portanto está desde o primeiro momento ao serviço de Deus e da Igreja'. Sim, é verdade. O Papa Francisco foi uma escolha de Deus para que esteja ao Seu serviço. No entanto, tal como rezamos pela santificação dos sacerdotes, também eles homens escolhidos por Deus, mais ainda devemos rezar pelo Santo Padre porque ele é o sinal visível da unidade da Igreja, pedindo que ele seja firme na integridade da Fé e confirme nessa mesma Fé os seus irmãos que lhe estão confiados. Em todas as Missas rezamos pelo Santo Padre, no entanto, na nossa oração pessoal devemos também fazê-lo.

Mas porquê consagrar um Pontificado a Nossa Senhora? O próprio Santo Padre, no dia seguinte à sua eleição, consagrou-se pessoalmente à Virgem Santíssima e invocou a Sua protecção para a missão que lhe fora confiada. Consagrar-se a Nossa Senhora significa deixar que a Virgem bendita exerça plenamente no consagrado a Sua maternidade espiritual, pela qual gera os Seus filhos para a santidade.


O Papa Francisco pediu expressamente que o seu Pontificado fosse consagrado à Virgem de Fátima, consciente que a Mensagem da Cova da Iria está intimamente ligada ao Papado. Com este bonito gesto, o Sumo Pontífice mostra a sua plena confiança e filial devoção à Mãe do Céu, ao mesmo tempo que quer 'dar um recado' ao povo português, tantas vezes por ele repetido publicamente: «Rezem por mim!»

A JMV Sobreiro convida todos os leitores a atenderem ao pedido dos Bispos de Portugal a juntarem-se a este momento de oração, no próximo dia 13 de Maio:

«Todo o povo de Deus é convidado a aderir a esta consagração, em oração pelo serviço pastoral do Papa Francisco».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics