"Raios de Luz"


terça-feira, 25 de março de 2014

O Anjo do Senhor anunciou a Maria

AVÉ, Ó CHEIA DE GRAÇA!

Estamos a exactamente 9 meses do Natal e a Igreja hoje lembra, numa Solenidade, a Anunciação do Anjo a Nossa Senhora e a Encarnação de Jesus Cristo no seio virginal de Maria.

E porque Deus escolheu a solução da Encarnação? Deus preferiu a Encarnação por que foi a maneira mais perfeita de nos salvar, conciliando a Justiça com a Caridade Divina.

Em Cristo, as naturezas humana e divina estão unidas. As duas naturezas estão unidas, mas sem confusão. A duas naturezas permanecem distintas uma da outra, mas sem separação. Em Cristo, as duas naturezas, divina e humana, estão unidas na mesma Pessoa Divina, na Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. É um Mistério.

A Encarnação dá-se em Maria. Maria é ‘Mãe de Deus’ porque o seu Filho é Deus; embora seja Mãe só na ordem da geração humana, dado que o Menino, que ela concebeu e deu à luz, é Deus, deve ser chamada ‘Mãe de Deus’. A afirmação da Maternidade Divina ilumina-nos sobre o sentido da Encarnação:

Demonstra que o Verbo, Pessoa divina, tornou-Se humano: fez-se homem graças à participação de uma Mulher, na obra do Espírito Santo. Uma Mulher foi associada de forma singular ao mistério da vinda do Salvador ao mundo.

«Com a sua maternidade, Maria permite ao Filho de Deus ter — depois da concepção extraordinária pela ação do Espírito Santo — um desenvolvimento e uma inserção normal na sociedade humana». (Papa João Paulo II, Audiência Geralde 4 de Janeiro de 1984).


Rezemos, em especial neste dia, por todas as Mães e pela Causa da Vida! Que Nossa Senhora, Mãe de Deus humanado, possa interceder no Céu para que a Vida Humana seja sempre inviolável, desde a concepção até à morte natural.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics