"Raios de Luz"


sábado, 29 de março de 2014

Sete Dores de Nossa Senhora: Jesus a caminho do Calvário

Andor do Encontro com Jesus a caminho do Calvário - Mafra
Meditemos na quarta dor de Maria Santíssima - o Encontro com Jesus a caminho do Calvário. São Boaventura refere que a Bem Aventurada Virgem Maria passou a noite que precedeu a Paixão de Seu Filho, sem descansar e em dolorosa vigília.

Chegada a manhã, os discípulos vieram junto da Santíssima Virgem contar-lhe os maus tratos que Jesus havia recebido em casa de Caifás e dos desprezos e flagelações diante de Herodes. Veio finalmente São João que Lhe disse: «Ah, Mãe Dolorosa, o Teu filho já foi condenado à morte e saiu, levando ele mesmo a Sua cruz para o Calvário».

Ao ouvir isto, Nossa Senhora parte com João e encontra-Se com Jesus. Quanta dor terá sentido ao trocar o olhar com o Seu Filho que era levado como cordeiro para o matadouro! Uma fria e dura espada trespassou novamente o Coração Imaculado da Virgem Maria.

De certo que a Divina Mãe queria abraçar Jesus, mas os judeus e os soldados proferiam injúrias contra Nossa Senhora e empurram o Senhor para que este não pudesse ser abraçado pela Sua bendita Mãe. São Guilherme refere que o Filho caminha, pelas ruas de Jerusalém com a cruz às costas e Nossa Senhora segue atrás d'Ele para ser crucificada com Ele.

Quanta dor, quanta aflição! Sabemos da nossa vida que é para uma mãe é sempre uma grande dor a morte de um filho. Quanto não terá sido para Nossa Senhora? Foi por nossa causa que Jesus foi crucificado e foi também pelos nossos pecados que esta tão grande dor atravessou o coração da Virgem Maria.


Rezemos pois, tal como Santo Afonso: «Minha Mãe Dolorosa, pelo merecimento da dor que sentistes ao ver o Vosso amado Filho levado à morte, impenetrai em mim a graça de levar também com paciência as cruzes que Deus me envia. Feliz de mim se souber acompanhar-Vos com a minha cruz até à morte».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics