"Raios de Luz"


sábado, 15 de março de 2014

Sete Dores de Nossa Senhora: a fuga para o Egipto

Andor da Fuga para o Egipto «Burrinha» - Basílica de Mafra
Na segunda dor de Maria Santíssima, meditamos na Fuga para o Egipto da Sagrada Família. O Anjo aparece em sonhos a São José avisa-o que Herodes vai procurar o Menino Jesus, para Lhe tirar a vida. Eis como Jesus apenas nascido é perseguido de morte. — Herodes é figura daqueles miseráveis pecadores que vendo Jesus Cristo apenas renascido em sua alma pelo perdão obtido, novamente o perseguem à morte, tornando a pecar.

José, tendo recebido a ordem do Anjo, obedece logo, sem demora, e avisa Nossa Senhora que depois de se ajoelhar junto ao berço de Seu tenro Filhinho, beija-Lhe os pés, e derramando lágrimas de ternura, lhe diz: Ó meu Filho e meu Deus, acabas de nascer e de vir ao mundo para salvar os homens e já os homens vêm procurar-Te para Te matarem!

Meditemos no quanto terá sofrido Nossa Senhora no caminho para o Egipto. Segundo São Boaventura, a estrada era áspera, desconhecida e sobretudo muito longa. A viagem foi feita de Inverno, pelo que a Sagra Família teve de caminhar com chuvas e ventos, sem ter quem os guiasse.

Durante a viagem, de certo que o Menino chorava, e também Maria e José choravam de compaixão. Ó santa fé! Quem não havia de chorar ao ver o Filho de Deus, feito criancinha, que, pobre e desamparado, vai pelo deserto a fim fugir à morte em tão tenra idade?

Ver assim Jesus, Maria e José andarem fugitivos, peregrinando por este mundo, ensina-nos que também nós devemos viver nesta terra como peregrinos, sem nos apegarmos aos bens que o mundo oferece.

«Perdoai-me, ó meu Jesus, todas as minhas ingratidões para convosco. Permiti que assim como na Sua fuga para o Egipto, a Virgem Maria Vos trouxe nos braços, assim eu possa trazer-Vos sempre em meu coração durante a minha viagem para a eternidade.»


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics