"Raios de Luz"


sábado, 8 de março de 2014

Sete Dores de Nossa Senhora: a profecia de Simeão

Andor da Profecia de Simeão - Basílica de Mafra
Ao longo do Tempo Santo da Quaresma, iremos tentar meditar, todos os Sábados, numa das Sete Dores de Nossa Senhora. Apesar de liturgicamente esta Festa se celebrar no dia 15 de Setembro, desde que o Papa São Pio X a fixou nesta data, é proveitoso que nos Sábados do Tempo favorável se medite nestes episódios narrados no Evangelho.

É junto à Cruz que a Mãe de Jesus crucificado se torna a Mãe do Corpo Místico nascido da Cruz, ou seja, de toda a Igreja. Vamos nós pedir auxílio à Rainha dos Mártires, para que nos mantenha afastados do pecado, e nos dê força, auxílio e paciência para levarmos a nossa Cruz, todos os dias da nossa vida.

A primeira dor de Nossa Senhora foi a Profecia de Simeão. Depois deste ancião ter recebido Jesus em seus braços, no Templo de Jerusalém, prediz à Virgem Dolorosa que Seu Filho seria alvo de contradições e perseguições e que por isso, «uma espada trespassará a Tua alma».

A dor de Nossa Senhora não encontrou alívio com o decorrer do tempo; pelo contrário ia aumentando à medida que Jesus crescia em sabedoria e em graça. Numa revelação a Santa Brígida, a Virgem Maria disse que «cada vez que Eu olhava para meu Filho, sentia o meu coração oprimido de uma nova dor e enchiam-se meus olhos de lágrimas».

Diz-nos Santo Afonso Maria Ligório que se Jesus, nosso Rei e Maria Santíssima, nossa bendita Mãe, não recusaram por nosso amor padecer durante toda a Sua vida uma pena tão atroz, não é justo que nós nos lamentemos, se padecemos um pouco.

A imensa caridade de Maria pela Humanidade faz com que se cumpra também n'Ela a afirmação de Cristo: ninguém tem mais amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos. Com razão os Romanos Pontífices chamaram a Maria Co-redentora: juntamente com o Seu Filho paciente e agonizante, de tal modo padeceu e quase morreu e de tal modo abdicou, pela salvação dos homens, dos Seus direitos maternos sobre o seu Filho, que com razão se pode dizer que Ela redimiu o género humano juntamente com Cristo.

Aprendamos de Nossa Senhora, a Virgem das Dores, a suportar com paciência e amor todas as provações que o Senhor quiser colocar na nossa vida e procuremos ver nas sofrimentos um caminho para a nossa santificação.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics