"Raios de Luz"


Sector da Formação

Ora vivam! O meu nome é Vasco Jacinto, tenho 21 anos, sou estudante de Teologia e o Vogal do Sector de Formação do Centro Local do Sobreiro.

A formação Cristã, além de fornecer conhecimento sobre as verdades da fé, procura, acima de tudo, apetrechar os nossos jovens para, como diz o Apóstolo, estarem sempre prontos a dar as "razões da nossa esperança" (1 Pe 3, 15), isto é, fundar a fé cristã na razão e não apenas em crenças vagas, incutidas pelas gerações mais velhas.

Cada vez mais a nossa sociedade espera dos cristãos, sobretudo dos cristãos jovens, um testemunho radical e sério que, de forma estruturada e lógica, saiba responder às questões levantadas pelo homem hodierno. Para isso, é necessário o contacto com o Magistério e a Doutrina Eclesial, bases de todo o pensar e agir cristão, bem como com a proposta formativa da JMV, incutindo, em cada grupo e cada jovem, a necessidade de levar o que aprendeu para a sua vida e ao próximo, num espírito de Caridade tão ao jeito de S. Vicente de Paulo.

À imagem do que tem acontecido nos últimos anos, à medida que vamos trabalhando as formações na nossa reunião, estas serão disponibilizadas neste espaço. Isto para que a formação proposta para o nosso grupo seja também partilhada para todos os interessados.

Da minha parte, espero saber corresponder a esta tarefa que me foi confiada, procurando formar este grupo para que se tornem cristãos capazes de conciliar as duas grandes asas  pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade[1] que o Beato João Paulo II apontou na sua Encíclica Fides et Ratio: a fé e a razão.

Vasco D. F. Jacinto, Vogal de Formação




[1] Beato João Paulo II, Papa in Fides et Ratio, 1, 1998.

ANO PASTORAL 2013-2014

Durante este ano iremos debruçar-nos na Moral e como tal aplicar na nossa vida, a Fé que professamos e que no ano anterior estivemos a aprofundar. Mais do que sabermos a Doutrina é importante vivê-la de forma prática na nossa vida. Procuraremos usar como referência do Magistério da Igreja a Encíclica Humanae Vitae do Papa Paulo VI e a Encíclica Evangelium Vitae do Papa João Paulo II.

Objectivos gerais da Formação

Formações:

Início da Encíclica Evangelium Vitae e a sua importância nos dias de hoje
A Lei moral e a lei natural



ANO PASTORAL 2013-2014

Formações do Grupo sobre a Moral Cristã



ANO PASTORAL 2012-2013

Guião da Oração da Via Sacra 2013 (com meditações)
Formações do Grupo para o Ano da Fé

Analytics