"Raios de Luz"


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Domingo XXVI do Tempo Comum

A Liturgia do próximo Domingo, o XXVI do Tempo Comum, representa mais uma etapa do “caminho de Jerusalém”, que nos deve ajudar a meditar sobre este nosso caminho no mundo até à Jerusalém Celeste. A história do rico e do pobre Lázaro trata-se de uma catequese em que se aborda o problema da relação entre o homem e os bens deste mundo.


A parábola narrada por Jesus no Evangelho mostra-nos um rico que vive luxuosamente e que celebra grandes festas e um pobre de nome Lázaro, que tem fome, vive miseravelmente e está doente, cheio de feridas que eram lambidas por cães. No entanto, a morte dos dois inverte totalmente a situação. O pobre Lázaro, levado por Anjos, vai para junto de Abraão, para o lugar dos justos, enquanto o rico vai para um lugar de fogo e tormentos.  

Jesus ensina, com esta parábola, que não somos donos dos bens que Deus colocou nas nossas mãos, ainda que os tenhamos adquirido de forma legítima: somos apenas administradores, encarregados de partilhar com os irmãos aquilo que pertence a todos. Esquecer isto é viver de forma egoísta e, por isso, estar destinado ao fogo e aos tormentos.

Na segunda parte da parábola, Nosso Senhor apresenta o caminho seguro para aprender e assumir a atitude correcta em relação aos bens: O rico ignorou e desprezou o que a Palavra de Deus determinava - ‘Eles têm Moisés e os Profetas: que os oiçam’ - e isso é que decidiu a sua sorte, uma vez que ele não quis escutar as interpelações da Lei de Deus e não se deixou transformar pelo convite que Deus nos vai fazendo para cumprirmos os Seus preceitos.

O final do Evangelho é bastante elucidativo da dureza de coração daqueles que recusam e negam Deus obstinadamente, não acreditando na Sua Palavra: Se não dão ouvidos a Moisés nem aos Profetas, também não se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dos mortos’.

Assim, podemos concluir que a Palavra de Deus – transmitida pela Igreja na Sua Doutrina - é a única que pode fazer com que o homem corrija as opções erradas, saia do seu egoísmo e aprenda a amar e a partilhar.


PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA

Entrada: Tudo quanto nos fizestes, Senhor - CEC II, pág. 123-124 [partitura]
Ofertório: Senhor, nós Vos oferecemos - Benjamim Salgado [partitura]
Comunhão: Vós sereis Meus amigos - NCT 28 [partitura]
Pós-Comunhão: Felizes os pobres - Pe. Manuel Luís [partitura]
Final: Magnificat [partitura]

CEC II - Cânticos de Entrada e Comunhão, vol II
NCT - Novo Cantemos todos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics