"Raios de Luz"


domingo, 15 de setembro de 2013

Festa litúrgica de Nossa Senhora das Dores

A Igreja comemora a 15 de Setembro a Festa de Nossa Senhora das Dores, celebração que está intimamente relacionada com a do dia anterior, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, pois junto da Cruz, Maria vive e sente os sofrimentos do Seu filho. As dores da Virgem, unidas aos sofrimentos de Cristo foram redentoras, indicando-nos o caminho da nossa dor.

Foi o Papa São Pio X que fixou a data definitiva de 15 de Setembro, conservada no novo calendário litúrgico e que mudou o título da festa que outrora era chamada de Sete Dores de Maria para a Festa Litúrgica de Nossa Senhora das Dores.

Com este título nós honramos a dor de Maria na redenção. É junto à Cruz que a Mãe de Jesus se torna a Mãe da Igreja, Corpo Místico nascido da Cruz.

A devoção, que precede a celebração litúrgica, fixou as sete dores de Nossa Senhora em episódios narrados pelo Evangelho: a profecia de Simeão; a fuga para o Egipto; a perda de Jesus aos doze anos durante a peregrinação à Cidade Santa;  o caminho de Jesus para o Calvário; a Crucifixão de Jesus;  a Descida da Cruz e por fim, a Sepultura do Redentor.

São Boaventura, contemplando a Divina Mãe junto à Cruz, volta-se para Ela e diz-Lhe: «Minha boa Mãe, porque quisestes Vós também sacrificar-Vos no Calvário? Não bastava, para nossa redenção, Jesus crucificado, que quisestes também ser crucificada?»
Certamente que a morte redentora de Jesus chegou para a nossa redenção, mas pelo amor que nos tem, a nossa boa Mãe quis também concorrer para a nossa salvação, pelos merecimentos das suas dores, que ofereceu por nós no Calvário.

Voltemos o nosso olhar para o grandioso amor da Virgem Maria, como o qual ela Se uniu ao sacrifício da vida do Seu Filho. A nossa boa Mãe merece a nossa gratidão e merece que meditemos profundamente nas Suas Dores. Uma espada trespassou friamente a Sua alma no momento em que o Seu amado Filho entregava a vida por nós na Cruz.


Mãe Dolorosa, Vós que tanto chorastes o Vosso Filho, morto pela minha salvação, alcançai-me uma verdadeira dor dos meus pecados, uma verdadeira emenda de vida, com a perpétua compaixão da Morte Salvadora de Jesus e das Vossas Dores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics