"Raios de Luz"


Centro Local do Sobreiro - "Raios de Luz"



O Grupo de Jovens Cristãos do Sobreiro foi formado no ano de 1996, quando um grupo de adolescentes que tinham completado a caminhada da Catequese, juntamente com os seus catequistas que eram relativamente jovens, acharam por bem não virar as costas à Igreja e continuar a viver activamente a fé, a reunir para rezar e para crescer enquanto jovens católicos.


O nome adoptado no início foi "Raios de Luz" e o símbolo do grupo era um pequeno anjo, com ar divertido que ainda hoje conservamos na capa do nosso blog e nas nossas actividades.
Durante 13 anos, o grupo foi caminhando segundo as propostas de temas e de actividades da Vigararia de Mafra e do Secretariado Diocesano da Juventude do Patriarcado de Lisboa.

Desde noites de oração, peregrinações, canto das Janeiras, apoio nas actividades da Catequese, até à participação nos Festivais Vicariais da Canção Jovem, foram muitas as actividades e muitos os jovens que passaram pelos "Raios de Luz".

No entanto, com a entrada de um grupo relativamente "grande", no ano de 2009 os jovens aperceberam-se que faltava algo. Faltava um fio condutor, uma linha guia pela qual pudéssemos caminhar de forma organizada, não caindo apenas na rotina de organizar actividades e de nos ficarmos pelo superficial, mas ir mais longe, procurar apoio e orientação para a caminhada do grupo e de cada jovem em particular.

Assim, nesse mesmo ano, o Grupo de Jovens do Sobreiro tentou conhecer dois movimentos de forma a perceber em qual se sentia mais correspondido no que se refere às suas actividades. Desta forma, o grupo manteve contacto com os Jovens Combonianos do "Fé e Missão" e com a Juventude Mariana Vicentina, no Encontro Nacional, no ano em que este movimento completava 25 anos de existência em Portugal.

Os jovens que participaram neste encontro, no final de Agosto de 2009 vinham de tal forma entusiasmados com este movimento e com o sentimento que, mesmo sem ser JMV, já fazíamos muitas das coisas que a JMV propunha, como tal, seria bastante mais fácil a integração, além de já o Grupo de Jovens da Achada pertencer a este movimento e ser o grupo mais perto do nosso.

Assim, no dia 08 de Dezembro de 2009, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, o Grupo de Jovens do Sobreiro fez a sua admissão à Juventude Mariana Vicentina, com a presença de muitos jovens de outros centros locais e de jovens da Vigararia de Mafra.

O conselho local do nosso grupo tem como Presidente o Tiago Almeida, como Secretária a Vânia Lopes e como Tesoureira a Ana Rita Costa. A estes três elementos juntam-se todos os outros que participam activamente nos projectos e nas reuniões de grupo com vista a desempenhar um papel activo na comunidade e a "Ser Vicentino hoje".



Desde a nossa admissão, muitas têm sido as actividades, muitos os momentos bons, alguns com algumas dificuldades e frustrações próprias de um grupo de jovens, mas confiando em Nossa Senhora, aquela de cujas mãos saiam "Raios de Luz", recorremos de todo o coração e com a certeza de que Ela nos aponta o caminho para o Seu Filho e o lema de toda a vida cristã: «Fazei tudo o que Ele vos disser».



Analytics