"Raios de Luz"


Sector da Liturgia

Olá! O meu nome é Marco Batalha e sou o Vogal de Liturgia do Grupo de Jovens Cristãos do Sobreiro desde 08 de Dezembro de 2013.  Deste sector, faz também parte a Mónica Querido.
Em termos práticos, o Sector da Liturgia tem a preocupação de reflectir sobre as Leituras de cada Domingo (com uma incidência maior no Evangelho), de modo a eleger uma frase-chave que de certo modo resuma e facilite o entendimento das leituras, tanto pelo grupo como pela comunidade. Para além disso, este sector tem também a função de, em cada Domingo, elaborar uma folha com os cânticos para que a comunidade possa participar mais activamente na Celebração da Santa Missa.
Posto isto, é inevitável que uma das principais funções deste sector seja dirigir o grupo na interpretação e reflexão sobre a Palavra de Deus, a Liturgia da Palavra.
No entanto, a Liturgia é muito mais que simplesmente a Liturgia da Palavra. A Liturgia é a essência de qualquer tipo de Celebração Cristã, e é um ramo da Igreja que se foi definindo ao longo do tempo e enriquecendo conforme o crescimento da Igreja, mas que no entanto se mantém quase inalterado há séculos. Assim, enquanto Vogal de Liturgia, tenho a meu cargo (acompanhado dos restantes membros do sector) a responsabilidade de guiar o grupo no caminho complexo do entendimento do que é, e em que consiste a Liturgia da Igreja Católica Romana, desde a génese às situações mais práticas que tantas vezes não compreendemos.
Assim, porque "A Liturgia cristã é a Liturgia da promessa cumprida, a aproximação da meta da procura que existe na história religiosa" mas também "é a Liturgia a caminho, a Liturgia da peregrinação que tem em vista a transformação do mundo, a qual só acontecerá, quando for «Deus tudo em todos»." (1), o meu objectivo enquanto Vogal é crescer e ajudar a crescer na fé da Igreja que nos gloriamos de professar, procurando sempre saber mais, para melhor cumprir os preceitos e ritos que tão ricos são e que tanto têm para nos ensinar.
1) Cardeal Joseph Ratzinger (posteriormente Papa Bento XVI) in Introdução ao Espírito da Liturgia, 2001

REFLEXÕES E CÂNTICOS PARA A LITURGIA DE CADA DOMINGO OU SOLENIDADE


TEMPO COMUM - ANO A

[Em recesso]
CÂNTICOS ENTOADOS PELA JMV-SOBREIRO

- Cânticos entoados no Santuário de Fátima - 5 de Abril de 2014:



Analytics