"Raios de Luz"


A História da Igreja no Sobreiro - de 1805 aos dias de hoje


A primeira referência à igreja do Sobreiro remonta a 1805, ano em que foi construída a antiga Capela, onde durante 167 anos foi celebrada a Santa Missa e os demais Sacramentos e acontecimentos da vida espiritual dos católicos do Sobreiro, Achada e terras vizinhas como a Póvoa, o Casal Mourão, entre outras.

A antiga capela tinha uma disposição tradicional com um altar-mor no qual estava a imagem do Santo Padroeiro - São Sebastião - ladeado de duas pianhas com as imagens de Santo António e do Sagrado Coração de Jesus. Fora do altar-mor, existiam dois altares laterais nos quais, nos últimos anos da capela, estavam Nossa Senhora da Saúde e Nossa Senhora de Fátima.


Com o terramoto de 28 de Fevereiro de 1968 e a destruição causada, a par do constante aumento da população no Sobreiro e na Achada, estas duas comunidades decidiram demolir a antiga capela e construir duas igrejas com características diferentes, com mais condições para as actividades de Catequese, Encontros e Grupos de Jovens.

Assim, em 1972 dá-se início à construção da actual igreja, no mesmo local da antiga, sendo solenemente inaugurada em Outubro de 1973 por sua Excelência Reverendíssima o Sr. Arcebispo de Mitilene - D. Júlio Tavares Rebimbas.

Nem sempre a arquitectura da igreja foi a mesma. Inicialmente a ideia era abarcar não só a vida religiosa da população do Sobreiro como também a vida recreativa e cultural. No entanto, com o decorrer dos anos, a comunidade foi percebendo que a igreja é um lugar de culto, onde se reza e se celebra a Eucaristia - Memorial da Morte de Jesus - e então foram feitas algumas alterações na  sua estrutura.

Actualmente a igreja é composta por uma nave principal, onde estão presentes as imagens de S. Sebastião e Nossa Senhora da Saúde - padroeiros do Sobreiro, bem como uma imagem de Jesus a subir ao Céu. Aqui  é celebrada a Eucaristia Dominical. O altar, como definem as rubricas, é de pedra e sobre ele está o Crucifixo ladeado pelos seis castiçais da capela antiga.

Semanalmente, o Grupo de Jovens coloca uma frase-chave relacionada com o Evangelho do Domingo ou Solenidade correspondente, que resulta de uma reflexão do texto bíblico. De salientar que a cor das letras varia consoante a cor litúrgica.

A igreja conta também com uma capela mais pequena - a Capela do Santíssimo Sacramento - que é um espaço de recolhimento, onde se pode rezar a Jesus Sacramentado. Na mesma, podem ser veneradas as imagens de  Nossa Senhora de Fátima, Sagrado Coração de Jesus, São Francisco de Assis, Menino Jesus de Praga e Santo António.

O Crucifixo de pedra que está presente na parede da Capela é o que fazia parte do campanário da capela antiga, sendo assim mais uma das peças/elementos arquitectónicos que foram conservados e ainda são utilizados na vida desta comunidade. A par destes elementos, também todas as vestes sagradas do sacerdote e demais alfaias litúrgicas fazem parte do espólio da antiga capela.

Além do espaço dedicado à oração comunitária a individual, a igreja possui ainda sete salas de catequese, uma Casa Mortuária e um escritório. Uma destas salas de catequese é dedicada à JMV Sobreiro e como tal, nela está presente a imagem de Nossa Senhora das Graças. Semanalmente, o grupo de jovens reúne-se neste local para as suas actividades e momentos de oração.


HORÁRIOS:

Missa: Domingos, às 09h30. 

Terço: Todas as Quintas-Feiras do ano e dias 13 de cada mês, às 19h00;
            Mês de Maio: todos os dias, às 19h00.

Reunião do Grupo de Jovens: Sábados, quinzenalmente, pelas 18h30.

Ensaio do Grupo Coral: Sextas-Feiras, às 20h30.

Analytics