"Raios de Luz"


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

São Vicente de Paulo e o seu testemunho de fé

A Igreja celebra hoje a Memória Litúrgica de São Vicente Paulo, o patrono das obras de caridade e um exemplo de entrega ao serviço dos mais necessitados que serve para nós, Juventude Mariana Vicentina, como testemunho de fé e de caridade.

A Juventude Mariana Vicentina, tem como seus dois grandes pilares a figura da Virgem Santa Maria e de São Vicente de Paulo. Este santo que a Igreja hoje recorda, referindo-se à oração do Terço e à devoção a Nossa Senhora, diz-nos:

«O Terço é uma oração muito eficaz, se a rezarmos bem. Há quatrocentos ou quinhentos anos que Deus inspirou a São Domingos a oração do Terço. Os Papas, ao notarem a importância desta oração, propagaram-na entre os cristãos, principalmente as pessoas simples... E assim se unem tantas almas santas para louvar a Deus e a Santíssima Virgem» - (Conferência as Irmãs, 8 de Dezembro de 1658)

Procuremos com exemplo de São Vicente de Paulo, pautar a nossa vida com o amor e devoção à Virgem Maria, por ele defendido e aconselhado, procurando também actuar com caridade para com os mais necessitados. Mais do que agir por solidariedade, São Vicente ensina-nos a termos compaixão dos pobres e necessitados, ou seja, a "sofrer com o irmão".


Rezemos pois: «Senhor, Deus de bondade, que enriquecestes o presbítero São Vicente de Paulo com virtudes apostólicas para se entregar ao serviço dos pobres e à formação dos pastores do vosso povo, concedei-nos que, animados pelo mesmo espírito, amemos o que ele amou e pratiquemos o que ele ensinou. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen»


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics