"Raios de Luz"


terça-feira, 4 de março de 2014

«Convertei-vos a mim de todo o vosso coração»

«Em nome de Cristo suplicamo-vos: reconciliai-vos com Deus»

Amanhã, Quarta-feira de Cinzas, a Igreja dá início ao Tempo Santo da Quaresma, no qual somos convidados a aceitar o convite que a Liturgia nos faz, combatendo o amor próprio com todas as nossas forças.

Na primeira Leitura, do Profeta Joel, escutamos um convite à mudança de vida: «Convertei-vos a mim de todo o vosso coração com jejuns, com lágrimas, com gemidos». Naquele tempo, o povo de Judá sofria bastantes calamidades e o profeta encorajava assim o povo à conversão. Também a nós se dirigem as palavras do profeta Joel, dia após dia, mas em especial no início da Quaresma!

Com um espírito de Penitência, iniciamos o tempo favorável da Quaresma, como nos recorda São Paulo: «Aquele que não havia conhecido o pecado, diz ele, Deus o fez pecado por nós, para que nos tornássemos, nele, justiça de Deus», para nos deixarmos reconciliar com Deus em Cristo Jesus. O Apóstolo apresenta-se como embaixador de Cristo e mostra claramente como precisamente através de Nosso Senhor, é oferecida a cada um de nós que somos pecadores, a possibilidade de uma reconciliação autêntica.

Detenhamo-nos no apelo que o apóstolo nos faz: «Em nome de Cristo suplicamo-vos: reconciliai-vos com Deus» e ainda: «Este é o tempo favorável, é este o dia da salvação». Com plena consciência da nossa condição de pecadores, simbolizada com a imposição das Cinzas na nossa cabeça, procuremos não endurecer o nosso coração à Palavra do Senhor e busquemos a Misericórdia de Deus.

No Evangelho, Jesus convida-nos a fazermos penitência sem darmos a conhecer aos outros. Somos por isso alertados para não fazer só por fazer, ou apenas para os outros verem, mas sim de coração humilhado e contrito, no silêncio da nossa oração e da nossa intimidade com Deus.

Façamos desta Quaresma um tempo diferente! Não como em tantas outras da nossa vida, cujo convite à conversão nos passa ao lado, acabando por chegar à celebração dos Mistérios Pascais da mesma forma como iniciamos este tempo litúrgico. Rezemos a Jesus, pedindo o Seu auxílio para que vivamos com ardor de coração o Tempo favorável:

«Senhor, que, mais uma vez, me ofereceis o tempo favorável da Quaresma, ajudai-me a vivê-lo no segredo do meu coração. Sei que as coisas exteriores têm a sua importância, mas quero vivê-Ias na Vossa presença. Ajudai-me a crescer na oração, na mortificação, na caridade; mas acima de tudo, ajudai-me a fazê-lo com humildade e sinceridade diante de Vós. Infundo em mim o Espírito Santo para que me conduza e guie pelo deserto da penitência, durante esta Quaresma.»


PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA:

Entrada: Chegaram os dias de Penitência, NCT 432 [partitura]
Salmo: Pecámos, Senhor, tende compaixão de nós (F. Santos) [partitura]
Imposição das Cinzas: Tende compaixão de mim, NCT 442 [partitura]
Comunhão: Aquele que medita (C. Silva) [partitura]
Pós-Comunhão: Perdoai, Senhor (M. Luís) [partitura]


NCT - Cantemos Todos Novo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics