"Raios de Luz"


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Os frutos do Rosário, segundo S. Luís Maria Montfort


Muito antes das aparições de Fátima, nas quais Nossa Senhora pediu continuamente que se rezasse o Terço do Rosário, já alguns santos incentivavam a prática de rezar esta oração tão agradável à Mãe de Deus.

São Luís Maria Grignion de Montfort (1673 – 1716), um grande Santo mariano, expõe muito claramente os frutos desta bela oração, acessível e proveitosa para todos:

«Não é possível expressar quanto a Santíssima Virgem estima o Rosário sobre todas as demais devoções, e quão magnânimo é ao recompensar os que trabalham para pregá-lo, estabelecê-lo e cultivá-lo. Recitado enquanto são meditados os mistérios sagrados, o Rosário é fonte de maravilhosos frutos e depósito de toda espécie de bens».

«A Santíssima Virgem estima o Rosário sobre todas as demais devoções». São Luís afirma-o no século XVIII. A própria Virgem confirma-o em meados do século XIX, ao aparecer em Lourdes com o Rosário na mão, e mais vincadamente ainda no início do século XX, nas Suas aparições em Fátima.

Continua São Luís de Montfort:
«Através do Rosário, os pecadores obtêm o perdão; as almas sedentas se saciam; os que choram acham alegria; os que são tentados, a tranquilidade; os pobres são socorridos; os religiosos, reformados; os ignorantes, instruídos; os vivos triunfam da vaidade, e as almas do purgatório encontram alívio. Perseverai, portanto, nessa santa devoção, e tereis a coroa admirável preparada no Céu para a vossa fidelidade».

Estes frutos são os mesmos que Nossa Senhora prometeu em Fátima, dois séculos depois: a conversão dos pecadores, o auxílio nas tentações, a santificação dos bons e, por fim, o triunfo dos que atenderem os Seus pedidos, juntamente com o Seu Coração Imaculado.

Não podemos ficar indiferentes a esta advertência do Céu! O ‘gasto’ de vinte ou trinta minutos no meio dos nossos afazeres diários pode traduzir-se num ‘ganho’ enorme para a nossa salvação e para a salvação de muitas almas! Procuremos cultivar o hábito de rezar o terço todos os dias e assim contribuir para a propagação do reinado do Imaculado Coração de Maria.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics