"Raios de Luz"


sábado, 4 de maio de 2013

Fátima e a Devoção ao Imaculado Coração de Maria

No dia 10 de Dezembro de 1925, a vidente Lúcia de Fátima era noviça das Irmãs de Santa Doroteia em Pontevedra - Espanha. Nesse dia, apareceu-lhe Nossa Senhora, tendo um coração cercado de espinhos diante de uma das Suas mãos. A Virgem Santíssima disse a Lúcia:


«Olha, Minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todo o momento Me cravam, com blasfémias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar e diz que a todos aqueles que durante cinco meses seguidos, no primeiro Sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 Mistérios do Rosário com o fim de Me desagravar, Eu prometo assistir-lhes à hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação».

Se lançarmos um olhar sem preconceitos a esta Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, descobriremos que a prática desta devoção é frequentar a Escola de Maria, a mesma escola que Jesus frequentou na Sua humanidade. Descobriremos então que é através do Coração da Mãe que Jesus nos quer configurar com Ele.
A Devoção ao Coração Imaculado de Maria é a mais bela expressão de ternura contida na Mensagem de Fátima! Como se já tivesse esgotado todos os meios para vencer a nossa rebeldia, Deus como que Se esconde no Coração Imaculado da Sua Mãe para atrair a Si os homens transviados que, nestes tempos, não se inibem de cometer e promover pecados pessoais e públicos!
 
Apesar da promessa de Nossa Senhora - «Eu prometo assistir-lhes à hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação» - a devoção dos Primeiros Sábados não é um ritual mágico, nem nos pode deixar cair no relaxamento espiritual, tendo como certa a salvação! Pelo contrário: por contemplar a confissão, a comunhão e a oração, esta prática de desagravar o Coração de Nossa Senhora tem como objectivo principal ajudar-nos no nosso processo de conversão, ou seja, no nosso caminho até ao Céu, pois assenta no arrependimento sincero dos nossos pecados e numa progressiva, mas firme resolução de mudança de vida!
 
Esta Devoção é um dos pontos essenciais da Mensagem de Fátima. Foi e continua a ser uma das derradeiras tentativas de Deus para que o mundo se emende e caminhe para a salvação!
 
Como seria bom termos este desejo de salvação para toda a humanidade e pudéssemos dizer como a Irmã Lúcia, numa carta à sua madrinha: «Nunca me sinto tão feliz como quando chega o Primeiro Sábado do mês!»
 
Fonte: Livro «A Força dos Primeiros Sábados», de Isabel Greck (com adaptações)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics