"Raios de Luz"


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ascensão do Senhor: fortalecimento da Fé


Celebramos, no próximo Domingo, a Ascensão do Senhor ao Céu. O Filho de Deus que havia ressuscitado na manhã de Páscoa, permaneceu quarenta dias com os Seus discípulos, ensinando-os e fortalecendo a fé daqueles que haviam de ser os primeiros bispos da Igreja e depois subiu ao céu, para junto do Pai, prometendo o auxílio do Espírito Santo.

Depois de desempenhar esta nobre função de instruir os discípulos nas coisas relativas à Santa Igreja e de lhes certificar a Sua ressurreição, o Senhor, antes de deixar a terra mostrou-se aos discípulos uma última vez. Cercado de cerca de uma centena de pessoas, repetiu-lhes mais uma vez aquilo que lhes tinha ordenado: ensinar o Evangelho pelo mundo inteiro.

Após esta  última petição, o nosso Redentor levantou as mãos e abençoou-os. Essa bênção é um dom que vem de Deus e que marca toda a vida e toda a acção dos discípulos, capacitados para a missão pela força de Deus.

Diz São Boaventura numa meditação sobre a Ascensão, que Jesus abraça a Sua Santíssima Mãe animando-a e conforta os Seus discípulos que entre lágrimas Lhe beijam os pés. Com as mãos levantadas e o rosto extraordinariamente majestoso e amável, o Senhor Se eleva como um Rei, sentando-Se à direita do Pai.

A entrada triunfal de Jesus no Céu deve ser causa da nossa alegria e fortalecimento da nossa Fé. Tal como a águia ensina os seus filhos a voar, assim hoje Jesus nos ensina a elevar os nossos olhos e as nossas almas para o Céu.

Devemos assim fixar a nossa vida neste convite que Jesus nos faz: ir para junto de Deus onde está o nosso Justíssimo Advogado. Para isso, é necessário desprendermos o nosso coração da terra e das coisas mundanas e suspirar pela Pátria Celeste.

Como exemplo e modelo tenhamos diante dos nossos olhos a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Sua Mãe, Maria Santíssima, imitando-os na humildade e mansidão, na caridade e acima de tudo pelo zelo pela glória de Deus.

Ao meditar neste Evangelho, procuremos despojar-nos do homem velho que há em nós, revestindo-nos das virtudes de Jesus Cristo. Nem sempre é um caminho fácil, mas recordemos que Jesus voltará um dia como Juiz dos vivos e dos mortos.

Que com o auxílio da Virgem Imaculada, Mãe de Deus e Rainha dos Apóstolos, sejamos capazes de por de lado os bens da terra, para suspirarmos apenas pelos bens do paraíso dos quais somos merecedores pela Paixão de Jesus Cristo.



Proposta de cânticos para a Missa:

Entrada - Aclamai Jesus Cristo
Ofertório - Jesus Cristo, ontem e hoje (C. Silva)
Comunhão - Eu estou sempre convosco (A. Cartageno)
Acção de Graças - Cristo, Filho de Deus (Taizé)
Final - Totus Tuus Maria (A. Cartageno)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics