"Raios de Luz"


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Santo Afonso Maria de Ligório, arauto de Nossa Senhora


A chave dos tesouros celestes é a oração, e exceptuando a graça Baptismal que por norma, não é dispensada sobre cada um de nós através da nossa oração (uma vez que é por vontade dos nossos pais), o Senhor não concede outras graças senão por meio da oração.

Não é de admirar, que tendo Nosso Senhor destinado Santo Afonso a ser uma grande luz para a Igreja, lhe tenha destinado um grande espírito de oração que o faz por isso, perfeito modelo.

Desde criança que Santo Afonso começou a dar provas deste espírito e a sua oração subia ao céu, até ao trono de Deus. Enquanto jovem, era conhecido em Nápoles  pela sua presença diária e devota junto do Santíssimo Sacramento.

Durante a sua vida, este santo sobre o qual, hoje meditamos, percebeu que a oração é absolutamente indispensável para obter a graça da conversão, para progredir em virtude e para a salvação das almas.

Há a destacar, dos grandes escritos deste Doutor Angélico, as suas longas meditações sobre a Virgem Maria, das quais temos falado e acima de tudo divulgado e fazer com que o seu exemplo e testemunho exerçam em nós uma verdadeira conversão.

Segundo Santo Afonso, «Jesus é medianeiro da justiça e Maria a medianeira da graça. Por isso, na opinião de tantos santos como São Bernardo, São Bernardo entre outros, Deus quer que nos sejam dispensadas pelas mãos de Maria Santíssima, todas as graças que nos quer conceder. (...) Felizes daqueles que recorrem com confiança a esta Divina Mãe. Entre todas as devoções, a que mais agrada à Santíssima Virgem é recorrer sempre a Ela e dizer-lhe 'Ó Maria, rogai a Jesus por mim'

Este santo ensina-nos também a não temermos que Maria não nos queira ouvir, pois a Virgem Mãe deleita-se por poder interceder junto de Deus, de forma a alcançarmos todas as graças. Já dizia São Bernardo e refere Santo Afonso: "Quem é que alguma vez, tendo implorado junto de Nossa Senhora auxílio, se perdeu ou se sentiu esquecido?"

A grande graça que devemos pedir a Nossa Senhora é a de um amor ardente a Jesus e uma confiança filial n'Ela mesma. Procuremos neste mês de Maio, tempo em que a devoção Mariana é mais divulgada e praticada em todo o mundo, olhar para estes santos que encontraram em Nossa Senhora uma poderosa intercessão junto de Deus e fazer das palavras de Santo Afonso, uma oração constante na nossa vida:

Ó minha amabilíssima Mãe,
um só temor me aflige:
é perder um dia, por minha negligência,
a confiança que tenho em Vós.

Suplico-Vos pois, ó Maria,
pelo amor que tendes a Vosso Filho,
que conserveis e aumenteis em mim
cada vez mais a doce confiança na Vossa intercessão.

Ela com certeza me fará aumentar a amizade de Deus,
que tão loucamente tenho desprezado.
Espero conservá-la por Vosso socorro,
e conservando-a, chegar ao paraíso,
para Vos dar graças e cantar as misericórdias de Deus e as Vossas,
durante toda a eternidade.  Ámen.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics