"Raios de Luz"


terça-feira, 8 de maio de 2012

Fátima Jovem 2012


No passado fim-de-semana realizou-se em Fátima a peregrinação nacional de jovens, como é habitual no primeiro domingo do mês de Maio. A JMV Sobreiro não quis deixar de participar neste encontro no qual os jovens foram convidados a encontrar em Nossa Senhora um exemplo de vida que faz jus ao tema do ano: "Alegrai-vos sempre no Senhor".

À chegada, no sábado fomos até Aljustrel para visitar a casa dos Pastorinhos. Em primeiro lugar estivemos na casa dos Beatos Francisco e Jacinta, tendo depois ido à casa da sua prima Lúcia, a última dos videntes de Fátima a partir para o Céu. Aqui, encontrámos uma senhora que é sobrinha da Irmã Lúcia, tendo-nos contado que ainda vivem algumas pessoas que testemunharam pessoalmente o Milagre do Sol.

Depois de uma pequena conversa com esta simpática senhora, fomos até ao poço do Arneiro, no quintal da casa da Lúcia, onde o Anjo da Guarda de Portugal apareceu pela segunda vez aos Pastorinhos, em 1916.

Seguidamente, caminhamos em direcção aos Valinhos, onde rezámos junto da Loca do Cabeço - lugar onde se deu a primeira e terceira aparição do Anjo. Neste local, os Pastorinhos aprenderam as duas orações de desagravo e reparação ao Santíssimo Sacramento, que hoje se rezam em todo o mundo  e receberam das mãos do Anjo a Sagrada Comunhão.

Pudemos também rezar no local da quarta aparição de Nossa Senhora, a 19 de Agosto de 1917, bem como na Capela do Calvário que faz parte da Via-Sacra que se inicia junto à rotunda dos Pastorinhos e que termina neste mesmo local.

Por volta das 17h00, juntamo-nos aos cerca de 3.000 jovens presentes neste Encontro e dirigimo-nos até à Capelinha das Aparições, onde saudámos Nossa Senhora com cânticos e orações.

Depois do jantar, participámos na recitação do Terço do Rosário na Capelinha e na Procissão das Velas. As meditações dos Mistérios estiveram a cargo da Juventude Mariana Vicentina de Portugal.

No Domingo, dirigimo-nos logo de manhã para o Santuário, onde rezámos o Terço e assistimos à Missa de encerramento do Encontro, à qual presidiu o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.

Após a Procissão do Adeus, o Grupo despediu-se de Nossa Senhora e partiu rumo ao Sobreiro, onde se juntou aos elementos que não participaram no encontro, bem como ao resto da comunidade, para a recitação diária do Terço, já ao final da tarde.

Foi importante para o Grupo ter participado nesta peregrinação, pois o encontro com a Mãe do Céu dá-nos sempre a alegria e forças necessárias para enfrentarmos as provações que vamos encontrando na nossa vida, enquanto grupo, enquanto jovens e enquanto cristãos.

Nossa Senhora do Rosário 
de Fátima,
Salvai-nos e salvai Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics