"Raios de Luz"


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Nossa Senhora, modelo de oração


Jamais existiu neste mundo quem, com tanta perfeição como a Santíssima Virgem, executasse o grande preceito do nosso Salvador: "Importa orar sempre e não cessar de o fazer". Assim, ninguém melhor que Maria nos pode servir de exemplo e ensinar a necessidade de perseverar na oração.

A Oração da Bem-Aventurada Virgem foi sempre contínua e perseverante. Desde o primeiro momento em que começou a receber o uso perfeito da razão, começou também a fazer oração. 

Segundo a Tradição, Maria, para perseverar na oração, depois de Nosso Senhor ser elevado ao Céu, visitava muitas vezes os lugares santos da Palestina: a Gruta de Belém, a casa de Nazaré, o Jardim do Getsémani, o Calvário e o Sepulcro. A Virgem Santíssima fez, assim, da Sua vida uma oração contínua. Felizes de nós se A soubermos imitar!

Se Maria, toda Santa e Imaculada, foi tão assídua e perseverante na oração para se conservar e crescer na Graça Divina, com muito mais razão devemos nós amar e praticar esta virtude, nós que somos tão fracos, tão inclinados para o mal e que temos inimigos tão poderosos para combater e vencer. Tratemos, pois, de imitar o espírito de oração desta nossa boa Mãe, para que nunca percamos de vista a eternidade, vivendo sempre desapegados dos bens terrestres.

Tomemos por nosso mestre Aquele que é a Verdade essencial e guiemos as nossas acções pela luz divina. Tenhamos sempre Deus presente nas nossas decisões e acções, conformando-nos a Sua vontade. Numa palavra, façamos consistir a nossa existência e a nossa paz na união com Deus e seja Deus o repouso e o tesouro da nossa alma.

Ó grande Mãe de Deus, propomo-nos a imitar sempre os Vossos santos exemplos e especialmente o Vosso espírito de oração. Vós, porém, que conheceis a nossa fraqueza e instabilidade no bem, ajudai-nos com a Vossa intercessão. Fazei-nos assíduos em nos recomendarmos sempre a Vós e ao Vosso Filho nas nossas necessidades, sobretudo nos perigos de ofender a Deus. 


Senhora nossa, atendei-nos, pelo grande amor que tendes a Jesus Cristo.



Adaptado: Santo Afonso Maria Ligório

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics