"Raios de Luz"


sexta-feira, 11 de maio de 2012

As aparições do Anjo aos Pastorinhos


Na Primavera de 1916, três pequeninos pastores - Lúcia e os seus primos Francisco e Jacinta - levaram a pastar as suas ovelhas para um monte chamado Loca do Cabeço. Lúcia tinha então apenas nove anos, Francisco oito e Jacinta seis anos.

Enquanto estavam a brincar, sentiram um vento forte e viram um jovem dos seus 14 a 15 anos, mais branco que a neve, que o sol tornava transparente e duma grande beleza.

Ao chegar junto deles, disse: ‘Não temais! Sou o Anjo da Paz. Orai comigo.’ E ajoelhando-se em terra, curvou a fronte até ao chão e fez-lhes repetir três vezes estas palavras: Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e Vos não amam.’ Depois, erguendo-se, disse-lhes: ‘Orai assim. Os Corações de Jesus e Maria estão atentos à voz das vossas súplicas’.

A segunda aparição do Anjo deu-se no Verão de 1916. Quando as crianças estavam a brincar junto de um poço, o Anjo apareceu subitamente e disse-lhes:

"Que fazeis? Orai, orai muito! Os Corações Santíssimos de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia. Oferecei constantemente ao Altíssimo orações e sacrifícios. De tudo o que puderdes, oferecei a Deus sacrifício em acto de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e súplica pela conversão dos pecadores. Atraí assim sobre a vossa Pátria a paz. Eu sou o Anjo da sua guarda, o Anjo de Portugal. Sobretudo, aceitai e suportai com submissão o sofrimento que o Senhor vos enviar."

O tema dominante desta segunda aparição do Anjo foi a importância de oferecer a Deus todas as acções e sacrifícios, por pequenos que fossem, e de fazer estas ofertas com intenções especiais, particularmente para a conversão dos pecadores.

No Outono do mesmo ano, as crianças levaram as ovelhas para o mesmo local onde se dera a primeira aparição, quando apareceu sobre eles uma luz desconhecida. Ergueram-se e viram o Anjo, tendo na mão esquerda um Cálice, sobre o qual estava suspensa uma Hóstia, da qual caíam algumas gotas de Sangue dentro do Cálice. Deixando o Cálice e a Hóstia suspensos no ar, o Anjo prostrou-se no chão ao pé dos pastorinhos e repetiu três vezes esta oração:

"Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres
pecadores."

Então, levantando-se, o Anjo tomou o Cálice e a Hóstia. Deu a Lúcia a Sagrada Hóstia na língua. Em seguida, ao dar o Precioso Sangue do Cálice a Francisco e Jacinta, disse:

"Tomai e bebei o Corpo e Sangue de Jesus Cristo, horrivelmente ultrajado pelos homens ingratos. Reparai os seus crimes e consolai o vosso Deus."


A oração que o Anjo repetiu demonstra que, através das nossas orações, unidas aos méritos infinitos do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, os pecadores podem converter-se. As nossas orações e sacrifícios, só por si, são muito pouco; mas ao unirem-se aos méritos do Sagrado e Imaculado Corações, tomam um valor infinito. Ficou também sublinhada a necessidade da reparação pelos pecados cometidos contra Deus, pelos quais Ele fica ferido e deseja ser consolado.

Além disso, a maneira como as crianças receberam a Sagrada Comunhão é especialmente instrutiva para o nosso tempo: receberam a Comunhão de joelhos, e a Hóstia Sagrada foi-lhes dada na boca.

A aparição do Anjo da Paz a três pastorinhos portugueses foi uma preparação para a graça ímpar que haveriam de receber: a aparição da Rainha do Céu, a Bem-aventurada Virgem Maria. As aparições do Anjo prepararam os Pastorinhos para ver a Mãe de Deus, através das graças transformadoras que o Anjo derramou sobre eles, assim como os seus ensinamentos sobre a oração e a penitência.

Mas as instruções do Anjo da Paz não se destinavam apenas aos pastorinhos. Aplicam-se a todos nós, e assim como prepararam as crianças para as aparições da Santíssima Virgem, podem também servir de preparação para nós recebermos a Mensagem que Nossa Senhora veio trazer ao mundo, ao aparecer em Fátima.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics