"Raios de Luz"


sexta-feira, 18 de maio de 2012

"Ide e ensinai todos os povos"

A Ascensão de Jesus é a hora em que Jesus parte deste mundo para o Pai, levando a humanidade Consigo. É pelo mistério da Ascensão que o Homem, ser finito, pecador e frágil é apresentado por Cristo a Deus Pai como digno de se tornar participante da glória celeste. 

Mas a subida de Jesus ao Céu, marca também a hora de nós partirmos “a pregar a Boa Nova a toda a criatura” (Mc.16,20). São os últimos pedidos terrenos que Jesus nos faz: Ide e ensinai, baptizai todas as nações em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e pregai o Evangelho”. Nasce assim, neste dia, a Igreja Missionária, cuja missão de ensinar e baptizar os povos em nome da Santíssima Trindade é-lhe confiada directamente por Nosso Senhor.

“Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado.” Jesus, único Salvador, não formou uma simples comunidade de discípulos, mas constituiu a Igreja como um mistério de salvação. Jesus Cristo e a Igreja não podem confundir-se nem mesmo separar-se.

Tal como existe um só Cristo, existe também uma única Verdade e uma única Fé em que se deva acreditar, professar e anunciar. Esta Verdade e esta Fé verdadeira “subsiste na Igreja Santa, Católica e Apostólica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele”. (Declaração“Dominus Jesus”, do Cardeal  Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI).

O Concílio Vaticano II também afirma esta necessidade de acreditar em Jesus Cristo e na Sua Igreja para sermos salvos:  “Não podem salvar-se aqueles que, sabendo que a Igreja Católica foi fundada por Deus, através de Jesus Cristo como instituição necessária, apesar disto não quiserem nela entrar ou nela permanecer”. (Constituição dogmática “Lunem Gentium” (14a))

“O Senhor Jesus foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus “. Junto ao Pai, Jesus continua a interceder pela humanidade, guiando-a, através da Sua Igreja, para o lugar onde Ele já se encontra. Voltando para junto do Pai, após ter completado a Sua missão na Terra, Jesus prepara um lugar para os que O quiserem seguir.

E nós? Sabemos que temos um lugar preparado no Céu, onde esperamos ser recebidos quando Nosso Senhor nos chamar. Mas estaremos nós preparados para ocupar esse lugar que com tanto amor Ele nos preparou desde sempre?

Estaremos certamente preparados, se correspondermos a este apelo de Jesus, feito antes de partir para o Céu, de nos fazermos portadores da Sua mensagem, dando-O a conhecer ao mundo inteiro e testemunhando a nossa Fé sempre e em tudo.

Esforcemo-nos por não deixar que os pedidos de Nosso Senhor sejam esquecidos e descurados! Anunciemos “a toda a criatura” a mensagem de salvação que Jesus nos deixou e que a Santa Igreja nos transmite pela sua Doutrina! Tornemos o Nome de Jesus Cristo no nome mais amado na Terra e seremos eternamente amados por Ele, um dia, no Céu onde nos espera!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics