"Raios de Luz"


quinta-feira, 10 de abril de 2014

Via Sacra no Sobreiro

Ontem à noite a JMV Sobreiro meditou na Via Sacra juntamente com a comunidade, inserindo esta forma de oração no programa Quaresmal da Catequese: "Atracção às Quartas". Em clima de recolhimento e oração, foram representadas as catorze estações que relembram o caminho que Jesus fez desde que foi condenado à morte até à Sua sepultura.

Este presente connosco o Diácono Pedro Oliveira que proferiu algumas palavras iniciais, convidando todos a sentirem-se como se estivessem a viver de facto os acontecimentos que ali se representaram. Tal como em anos anteriores, o objectivo do grupo foi de que todos os presentes não tivessem apenas umas 'simples compaixão', mas sim que se sentissem participantes do sofrimento de Jesus.

Antes de iniciar a oração propriamente dita, foi lido um excerto dos escritos da Beata Ana Ana Catharina Ammerich: «Depois do doloroso encontro da Santíssima Virgem com o Divino Filho, carregando a cruz, a Virgem Maria caiu sem sentidos, as mulheres com auxílio de João, conduziram-na para dentro de casa, separando-a do Filho bem-amado, carregado do peso da cruz e cruelmente maltratado (...) Saíram então, seguindo o caminho doloroso de Jesus. Passaram pelo ponto onde Jesus tomara ao ombro a cruz, beijaram a terra; depois seguiram todo o caminho da Paixão de Jesus, venerando todos os lugares onde Ele mais sofrera.

Deste modo a primeira e mais tocante devoção da Igreja foi escrita no coração amoroso de Maria, Mãe de Deus; escrita pela espada profetizada por Simeão; os santos lábios da Virgem transmitiram-na aos companheiros do sofrimento e por esses a nós. Esta é a santa tradição vinda de Deus ao coração da Mãe Santíssima e do coração da Mãe aos corações dos filhos; assim continua sempre a tradição na Igreja.»

Meditámos no esquema tradicional da Via Sacra no qual somos convidados a reviver as quedas de Jesus, o  encontro com Sua Mãe e também com as mulheres de Jerusalém que tristemente choram por ver o Messias carregando a cruz às costas, coberto de chagas.

Ao som de bonitos cânticos foram intercaladas as catorze estações da Via-Sacra. Por fim, Jesus é descido da cruz e colocado nos braços da Virgem Maria, Sua Mãe. O corpo frio de Jesus, com o Seu rosto desfigurado repousa nos braços carinhosos desta Mãe Dolorosa, que chora de tristeza e amargura, depois de ter assistido à agonia e à morte de Seu Filho.

Estamos a aproximar-nos a passos largos do fim desta Quaresma. Procuremos viver estes dias com o coração humilhado e contrito e fazer nossas as atitudes de Nossa Senhora que acompanhou sempre o Seu Filho até à cruz.

Mais fotografias no nosso Álbum do Facebook

1 comentário:

  1. Uma reflexão sobre o valor que temos, enquanto "Ser"; pois se não tivéssemos valor, Jesus não sofreria tanto por nós. Ele acredita no nosso "ser".

    ResponderEliminar

Analytics