"Raios de Luz"


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Maria, a humilde serva do Senhor



«O Todo-Poderoso pôs os olhos na humildade da Sua serva.
De hoje em diante me chamarão Bem-Aventurada todas as gerações» (Lc1,48)

Neste tempo do Advento, no qual nos preparamos para acolher o Deus Menino nos nossos corações, procuremos reflectir, tendo como exemplo de humildade a Virgem Maria, sobre como nos devemos dar aos outros e sermos humildes nas nossas vidas.

A Virgem Maria foi a primeira e mais perfeita discípula de Jesus em todas as virtudes, no entanto, a virtude pela qual mereceu ser exaltada sobre todas as criaturas foi a humildade.

Santo Afonso Maria Ligório, nas suas meditações diz-nos que Maria foi humilde desde o momento da Anunciação. Sabendo que tinha concebido por acção do Espírito Santo, a Virgem Santíssima quis encobrir tão grande graça de São José, Seu castíssimo esposo que, ao vê-La grávida podia suspeitar acerca da Sua pureza.

Uma das marcas dos humildes é o serviço. Maria não recusou servir a Sua prima Isabel durante três meses e quando Isabel a elogiou chamando-a de Bem-Aventurada e bendita entre todas as mulheres, a humilde Virgem, recusando aqueles louvores, atribuiu-os a Deus proferindo o humilde cântico do Magnificat: «Magnificat anima mea Dominum».

Como pecadores que somos, temos em nós a mácula do pecado original e os pecados que vamos cometendo nas nossas vidas. São Gregório afirma que «a virtude mais difícil de praticar, à excepção da castidade, é a humildade». Nossa Senhora soube ser sempre humilde. A eleita do Senhor desde toda a eternidade soube fazer-se serva do Senhor.

Resolvamos pois, como fruto desta meditação, imitar a Santa Virgem Maria no exercício da humildade. Nestes dias que antecedem o Natal procuremos ter Maria presente nas nossas vidas e fixemos n'Ela o nosso olhar e o nosso coração, para que, tal como diz São Bernardo, «se não podes imitar a virgindade da humildade, imita a humildade da Virgem».


Fonte: Meditações para cada dia do ano - Santo Afonso Maria Ligório


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics