"Raios de Luz"


quarta-feira, 30 de abril de 2014

O Mês dedicado a Nossa Senhora

Inicia-se amanhã o mês de Maio, tradicionalmente chamado de Mês de Maria e por todo o mundo, em muitas igrejas e em muitos lares, se reaviva a oração diária do Terço, algo tão esquecido nos dias de hoje.

No mês em que a Igreja dedica especial atenção à Mãe de Deus, meditemos na forma como surge em nós o desejo de conviver com a Virgem Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Para compreendermos o papel que Maria desempenha na vida cristã, para nos sentirmos atraídos por Ela, para desejar a sua amável companhia com filial afecto, não são precisas grandes especulações, embora o mistério da Maternidade divina tenha uma riqueza de conteúdo sobre a qual nunca reflectiremos bastante.


Diz-nos São Josemaria Escrivá que «a fé católica soube reconhecer em Maria um sinal privilegiado do amor de Deus. Deus chama-nos, já agora, seus amigos; a sua graça actua em nós, regenera-nos do pecado, dá-nos forças para que, entre as fraquezas próprias de quem é pó e miséria, possamos reflectir de algum modo o rosto de Cristo».

«A relação de cada um de nós com a nossa própria mãe pode servir-nos de modelo e de pauta para a nossa intimidade com a Senhora do Doce Nome, Maria. Temos de amar a Deus com o mesmo coração com que amamos os nossos pais, os nossos irmãos, os outros membros da nossa família, os nossos amigos ou amigas. Não temos outro coração. E com esse mesmo coração havemos de querer a Maria.»

Maio é portanto o mês em que também nós devemos dedicar mais tempo a meditar sobre a vida de Nossa Senhora e reacender (caso tenha esmorecido) o hábito da oração diária do Terço.

Exactamente há 49 anos, o Papa Paulo VI escrevia a encíclica Mense Maio na qual nos dizia: «Muito nos-agrada e consola este piedoso exercício, tão honroso para a Virgem e tão rico de frutos espirituais para o povo cristão. Maria é sempre caminho que leva a Cristo. Nenhum encontro com ela pode deixar de ser encontro com o próprio Cristo. E que outra coisa significa o recurso contínuo, a Maria, senão procurar, entre os seus braços, nela, por ela e com ela, Cristo nosso Salvador, a quem os homens, no meio dos desvarios e dos perigos da terra, têm o dever e sentem constante necessidade de dirigir-se, como a porto de salvação e fonte transcendente de vida?»

Por vezes, de forma errada, há quem afirme que se dedica demasiado tempo à piedade popular da oração do Terço e à devoção a Nossa Senhora. Não só o Papa Paulo VI como muitos outros Sumo Pontífices e  Santos referiram que nunca é demais a devoção que temos a nossa Senhora.

Maria é Mãe! É Mãe de Deus e nossa Mãe. Quem melhor que esta Santa Mãe para nos conduzir até Jesus Cristo? Procuremos neste mês aproximar-nos de Jesus, de uma forma simples e fácil, através de Nossa Senhora e da oração do Terço.

Sozinho, em comunidade, pela rádio ou através das novas tecnologias disponíveis, não demos por perdidos cerca de 30 minutos nos quais podemos fazer companhia a Nossa Senhora e meditar nos Mistérios do Rosário. Num dia com 24 horas, mesmo rezando o Terço, ainda nos sobram 23 horas e 30 minutos. Pensemos bem nisso!



Áudio e Vídeo - Terço rezado pela JMV Sobreiro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics