"Raios de Luz"


terça-feira, 8 de abril de 2014

Celebração Penitencial na Basílica de Mafra

Realizou-se ontem a Celebração Penitencial dos Jovens da Vigararia de Mafra, bem como de todos os paroquianos da Paróquia de Santo André de Mafra, na Basílica.

Como todos sabemos, é Mandamento da Santa Igreja «confessar-se pelo menos para a Páscoa da Ressurreição». Todos os anos, a equipa vicarial de jovens da nossa vigararia organiza uma Celebração Penitencial direccionada para os Jovens. Este ano, coube à JMV Sobreiro organizar este momento que coincidiu com as confissões paroquiais.

A celebração teve início com a Santa Missa celebrada pelo Padre Luís Barros. Após a Missa, cada um foi convidado a fazer o seu exame de consciência e a reconhecer os seus pecados. Dizia o Padre João Vergamonta - padre assistente dos jovens - "Não tenhamos medo de nos confessar e dizer os nossos pecados. O medo e a vergonha já são uma forma da nossa consciência nos acusar das nossas falhas".

Ao longo da noite, muitos jovens e muitos paroquianos aproveitaram a presença dos Padres da Vigararia para se abeirarem do Sacramento da Penitência. Como o Pai Misericordioso, cada sacerdote, pelo poder dado por Nosso Senhor Jesus Cristo, escuta atentamente os pecados dos seus filhos e perdoa com amor, as ofensas reconhecidas.

A JMV Sobreiro foi cantando cânticos penitenciais de forma a ir ajudando os fiéis a meditar nos seus pecados e em como estes nos afastam de Deus. Diante da cruz, cada um foi convidado a rezar:

«Eis-me aqui, ó bom e dulcíssimo Jesus; prostrado de joelhos diante da Vossa Presença,  peço-Vos e suplico, com o mais ardente fervor, que imprimais no meu coração vivos sentimentos de fé, esperança e caridade, e um verdadeiro arrependimento dos meus pecados, com vontade firmíssima de os emendar; enquanto eu, com grande afecto e dor de alma, medito nas vossas Cinco Chagas abertas pelos meus pecados, tendo diante dos olhos o que já o Profeta David dizia por Vós, ó bom Jesus: 'Trespassaram as minhas mãos e os meus pés, posso contar todos os meus ossos'».


Peçamos ao Senhor que estes dias que nos separam da celebração dos Mistérios Pascais nos ajudem a purificar as nossas faltas para podermos celebrar dignamente a Ressureição de Jesus e com Ele, nos prepararmos para a Vida eterna.


«Perdoai, Senhor, perdoai ao Vosso povo!»




Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics