"Raios de Luz"


segunda-feira, 7 de abril de 2014

Peregrinação da JMV Sobreiro a Fátima

A JMV Sobreiro peregrinou até ao Santuário de Fátima no passado Sábado, o primeiro Sábado do mês de Abril, para rezar em reparação ao Imaculado Coração de Maria, juntamente com a comunidade paroquial, e para invocar os Beatos Francisco e Jacinta Marto.

Como já tínhamos referido, na Sexta-feira, dia 4 de Abril, completaram-se 95 anos sobre a morte do Beato Francisco Marto e a Postulação dos Pastorinhos inaugurou um núcleo museológico sobre a vida destas duas «candeias que Deus acendeu». Desta forma, aproveitámos a oportunidade e visitámos também este espaço.

O dia começou bem cedo, e durante a viagem a JMV Sobreiro convidou todos aqueles que se juntaram a nós para fazer os quinze minutos de companhia a Nossa Senhora, uma das práticas da Devoção dos Primeiros Sábados. Desta forma, até ao Santuário de Fátima fomos convidados a meditar nos mistérios do Rosário.

O programa da peregrinação tinha início com o Terço do meio-dia na Capelinha das Aparições. Neste local onde Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos trazendo uma Mensagem de Adoração e Reparação, rezámos o Terço e entoámos cânticos a Nossa Senhora.

Após o Terço pudemos também participar na Santa Missa na qual se evocou a presença de Nossa Senhora junto à Cruz de Jesus. Novamente os cânticos foram responsabilidade da JMV Sobreiro, bem como as leituras da Missa.

Mais do que poder cantar e rezar na Capelinha das Aparições, este dia foi a concretização de um sonho há muito pensado pelo grupo. Neste dia, pudemos louvar a Virgem Maria, cantando e rezando o Terço e honrar Nosso Senhor Jesus Cristo, presente no altar, com os nossos cânticos e orações.

Após a Missa e o almoço, fomos até à Postulação dos Pastorinhos para visitar a exposição com objectos que foram pertences destas duas crianças, bem como alguns objectos oferecidos pelo Beato João Paulo II á postulação e ao Santuário.

No decurso da exposição pode perceber-se como estas duas «candeias que Deus acendeu» souberam, nas suas curtas vidas, reparar Nosso Senhor pelos pecados cometidos pelos Homens.

O dia terminou com a viagem até casa, durante a qual foram rezadas as Vésperas I do quinto Domingo da Quaresma. Podemos dizer que este dia ficará para sempre gravado no coração do grupo, não só pela oportunidade que nos foi dada pela parte do Santuário de Fátima, como pela dedicação e amor com que nos preparámos para viver todos estes momentos.


Para terminar, não podemos deixar dar graças a Nossa Senhora, Mãe da Igreja e Mãe dos Jovens, pelos frutos deste dia. Pedimos também que saibamos na nossa vida, seguir o exemplo dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.

«Doce Coração de Maria, sêde a nossa salcação! »

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics