"Raios de Luz"


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Reflexões de Advento: À espera do «Deus connosco»

«O Advento é composto por quatro semanas nas quais a Igreja prepara a celebração da Vinda do Senhor. Na verdade, o sentido último deste Tempo é recordar - na Santa Liturgia- que o Senhor vem como Juiz e Senhor da História de cada um de nós, da Igreja e da humanidade. Portanto, é necessário avaliar a nossa vida e as situações à luz do Seu Dia, da Sua Vinda gloriosa!

As duas primeiras semanas concentram-se nessa Vinda no final dos tempos, já pré-anunciada na Liturgia. A partir do dia 17 de Dezembro, a atenção detém-se na Vinda do Senhor na nossa humana natureza, no mistério do Natal.

«Eis a voz do meu Amado! Ele vem a correr pelos montes... Meu Amado é meu e eu sou Dele!» Estas palavras da esposa do Cântico dos Cânticos exprimem o sentimento da Igreja: É o Filho eterno que vem, desposando a nossa humanidade no mistério da Encarnação. 

«Porque Deus amou tanto o mundo que entregou o Seu Filho único» (Jo 3,16) para ser o Esposo da humanidade, o Salvador do mundo. A Sua Vinda no Natal é penhor da Sua Vinda definitiva, quando passará a figura deste mundo e tudo entrará no Definitivo, que não passará jamais...

«Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos Pais pelos profetas; agora, nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio do Seu Filho, a Quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e pelo Qual fez os séculos» (Hb 1,1-2).

Deus não nos mandou um mensageiro, um intermediário ou um presente... Ele vem pessoalmente no Seu Filho, vem Ele mesmo ser o ‘Emanuel’, o Deus-connosco! Por isso, o homem pode ter a certeza que não está mais sozinho, não se pode sentir mais desamparado, esquecido, perdido, apesar de tanta dor e sofrimento ainda existentes no nosso mundo!»
Bispo-Auxiliar de Aracaju - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics