"Raios de Luz"


quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

«A Virgem conceberá e dará à luz um Filho»

A Santíssima Virgem Maria tem lugar de destaque na Liturgia do próximo Domingo, o último do Advento. No Evangelho, proclamamos que o anúncio profético da primeira leitura se realizou à letra, quando a Virgem Santa Maria Se tornou Mãe de Jesus: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’».

A Maternidade Divina de Maria está estreitamente ligada à Encarnação do Filho de Deus. A partir daquele momento, em que Nossa Senhora aceita ser Mãe de Deus, o mistério e a missão de Cristo une-se para sempre ao mistério e à missão de Maria. Deus torna-se carne n’Aquela que Ele enchera de graça ainda antes da Anunciação.
Ao mesmo tempo, o evangelista tem o cuidado de nos mostrar também o acolhimento amoroso e consciente de São José.
O esposo da Virgem, inicialmente, não consegue compreender tão maravilhoso mistério mas os seus olhos são iluminados pela intervenção do Anjo que o esclarece acerca da Maternidade de Maria: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
Com que alegria São José terá ficado! Podemos imaginar os seus pensamentos: «Deus no ventre da minha esposa! Deus na minha própria casa!» Com que respeito e zelo terá José cuidado da Virgem Santa!
Na nossa vida, Deus também está perto de nós, nas nossas casas, no nosso próximo, nos nossos pais, irmãos, na nossa esposa, filhos, vizinhos e colegas de trabalho… Deus está presente nos doentes, nos pequeninos, nos desfavorecidos e nós tantas vezes celebramos o Natal fechados em nós e nas coisas materiais e não reconhecemos Jesus nos nossos irmãos!
Que, à semelhança de São José, possamos abrir os olhos para os outros, vendo neles a presença de Deus, cuidando deles tal como o glorioso Patriarca cuidou de Maria, sua Santíssima esposa.
PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA:

Entrada: Derramai ó Céus - F. Santos [partitura]
Salmo: Venha o Senhor [partitura]
Ofertório: Eis a escrava do Senhor - CEC I, p. 25-26 [partitura]
Comunhão: A Virgem conceberá - NCT  42 [partitura]
Pós-Comunhão: Abri de par em par - OC 25 [partitura]
Final: Feliz és Tu, porque acreditaste - CEC I, p. 26-27 [partitura]

CEC I - Cânticos de Entrada e de Comunhão, vol. I
NCT - Novo Cantemos Todos
OC - Orar Cantando

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics