"Raios de Luz"


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

«És Tu Aquele que há-de vir?»

Neste Domingo, o III do Advento, a Igreja repete a pergunta feita pela primeira vez a Jesus pelos discípulos de João Baptista: ‘És tu Aquele que haveria de vir ou devemos esperar outro?’

No nosso tempo, os homens levantam a mesma questão a respeito de Jesus Cristo.
E às vezes, esta pergunta é feita propositadamente para silenciar a Doutrina ensinada por Nosso Senhor à Igreja, negar a Sua existência ou deformar a Sua Mensagem. Precisamente a meio do Tempo de Advento, esta questão é fundamental:
 
Quem é Jesus para nós?
 
Falamos d’Ele e testemunhamo-Lo? Confessamos que Ele é o Messias, o próprio Deus feito Homem, que nasceu da Virgem Santíssima e que cresceu e viveu como homem?
Acreditamos que Ele sofreu e morreu numa cruz para nos livrar do pecado e da morte eterna e ressuscitou, estando agora no Céu, de onde virá gloriosamente no fim do mundo julgar os vivos e os mortos?
Ou esperamos num ‘outro Jesus’, um Jesus que frequentemente nos é apresentado pelo mundo, um Jesus meramente histórico, um homem bondoso, justo e revolucionário, que viveu há 2 milénios e nos deixou belos ensinamentos? Um Jesus totalmente diferente daquele que a Igreja nos apresenta, formado como que “à imagem e semelhança do Homem”?
Recentemente, o Papa Francisco afirmou que é um absurdo tentar encontrar Jesus fora da Igreja:
«A identidade cristã não é dada por um bilhete de identidade; a identidade cristã é pertença à Igreja: todos estes pertenciam à Igreja, à Igreja Mãe, porque não é possível encontrar Jesus fora da Igreja. […] É uma dicotomia absurda querer viver com Jesus sem a Igreja, seguir Jesus fora da Igreja, amar Jesus sem a Igreja». (Homilia na Capela Paulina – 23 de Abril de 2013).
Vivemos numa sociedade em que os que nos rodeiam têm uma postura que não pode ser a nossa postura cristã. Os cristãos devem ter a coragem de anunciar a Verdade e a Mensagem de Jesus Cristo, tal como a Igreja as ensina, demarcando-se completamente de interpretações ou de falsas novidades [em livros, artigos, filmes…] que o mundo nos apresenta sobre a pessoa de Jesus.
Não devemos andar à procura de novidades ou coisas novas. Para os cristãos, não há maior novidade que esta, que deve ser anunciada a toda a gente:
«O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós!».
PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA:


Entrada: Alegrai-vos sempre no Senhor - CEC I, p. 21 [partitura]
Salmo: Vinde, Senhor, e salvai-nos [partitura]
Comunhão: Dizei aos desanimados - CEC I, p. 20-21 [partitura]
Pós-Comunhão: Eis que vem o nosso Rei - LHC II, p.132 [partitura]
Final: Maria, és a árvore da Vida - F. Santos [partitura]

CEC I - Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. I
LHC - Liturgia das Horas - Edição para o Canto, vol. II

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics