"Raios de Luz"


domingo, 8 de dezembro de 2013

JMV Sobreiro em festa

A JMV Sobreiro celebrou hoje a Solenidade da Imaculada Conceição, tal como toda a Igreja de Portugal, e celebrou também a admissão de novos elementos na Juventude Mariana Vicentina, bem como a passagem de etapa de dois elementos que já se encontravam no grupo.

As comemorações iniciaram-se ontem, véspera da Solenidade da Imaculada Conceição, com a oração das I Vésperas da Solenidade seguida da recitação do Terço do Rosário. Os jovens mais novos, que fizeram a sua admissão, participaram também na oração das Vésperas e no Terço.

O dia de hoje começou bem cedo com a oração de Laudes, pelas 08h30 na capela da Igreja do Sobreiro. Mais uma vez, todos juntos, cantámos os louvores da Virgem Imaculada, enaltecendo-A por ter sido eleita da parte do Senhor para ser a Mãe do Redentor e ter sido concebida sem a mácula do pecado original.

Pelas 09h30 deu-se início à celebração da Santa Missa, rezada pelo Padre Luís Barros  - Prior da Paróquia de Mafra - e concelebrada pelo Padre Joaquim Leitão, assessor da Juventude Mariana Vicentina na região Sul. Contou-se também com a presença da Irmã Alzira - também ela assessora da JMV Sul - e do Diácono Pedro Oliveira. O Conselho Regional fez-se representar através da Vogal Mariana e do Vogal de Comunicação e Informação. Também o grupo da Achada, nossos "pais e vizinhos" na JMV se fez presente para connosco comemorar este dia.


No momento a seguir à homilia, os seis jovens que se prepararam para serem admitidos na JMV aproximaram-se do altar para assim fazerem o seu compromisso e receber o lenço das mãos da Irmã Alzira e do Padre Joaquim Leitão. De seguida, também os dois jovens que já faziam parte do grupo fizeram a sua passagem de etapa, recebendo os estatutos do movimento e o bilhete de identidade da JMV.

A seguir à Comunhão, aquando do cântico de acção de graças, foi rezada uma oração - excerto da oração do Papa Bento XVI à Imaculada Conceição em 2011 - na qual se exaltou o "Sim" de Nossa Senhora, pedindo que também cada um de nós seja capaz de dizer sim ao Senhor.

Para finalizar a comemoração, foi partilhado um bolo com todos os presentes, ao som do hino da JMV. Após as fotografias "da praxe", os novos elementos da JMV Sobreiro foram "baptizados" ao jeito que é usual no grupo.

Queremos agradecer a todos aqueles que se juntaram a nós neste dia, não só fisicamente como em oração. Queremos também pedir a Nossa Senhora, Virgem Santa e Imaculada, que nos ampare nesta caminhada que é a JMV.



A família Vicentina presente hoje


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics