"Raios de Luz"


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

«A Humanidade não tem futuro sem a Família»

No próximo Domingo, a Igreja continua a viver a alegria do Natal do Senhor, celebrando a Festa da Sagrada Família.

A Igreja vê na Sagrada Família de Nazaré um sinal e exemplo para todas as famílias, cada vez mais ameaçadas nos dias actuais. Nenhuma outra comunidade humana é tão profunda e universal, tão excelente como a família, fundada na união de um homem com uma mulher que geram e educam os seus filhos.

A família é a forma básica e mais simples da sociedade. É a principal escola de todas as virtudes sociais. É na família que se pratica a obediência, a preocupação pelos outros, o sentido de responsabilidade, a compreensão e a ajuda mútua, a coordenação amorosa entre os diversos modos de ser.

Na verdade, a ‘saúde’ de uma sociedade pode ser avaliada pela saúde das famílias. Esta é a razão pela qual os ataques directos à família (como divórcio facilitado, o crime do aborto, a união de pessoas do mesmo sexo equiparada ao casamento) são ataques directos à própria sociedade, cujos resultados não tardam a manifestar-se.

Consciente da gravidade destes ataques, em 2012 o Papa Bento XVI fez vários alertas que muitos rotularam de catastróficos, mas que infelizmente reflectem a realidade: A humanidade não tem futuro sem a família:

«A família, fundada sobre o matrimónio entre um homem e uma mulher, não se trata duma simples convenção social, mas antes da célula fundamental de toda a sociedade. Por conseguinte, as políticas que atentam contra a família ameaçam a dignidade humana e o próprio futuro da humanidade». - Discurso de 09.01.2012

«Não há futuro para a humanidade sem a família; especialmente os jovens, para aprender os valores que dão sentido à existência, têm necessidade de nascer e crescer nessa comunidade de vida e de amor que Deus quis para o homem e a mulher». - Audiência geral de 06.06.2012


Nosso Senhor quis começar a sua tarefa redentora no seio de uma família simples, normal. O lar onde cresceu foi a primeira realidade humana que Jesus santificou com a Sua presença. Por isso, é dever de todo o cristão opor-se aos referidos ataques contra a família, ainda que sejamos muitas vezes incompreendidos pela nossa sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics