"Raios de Luz"


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Aniversário natalício do Papa Francisco

O Papa Francisco celebra hoje o seu aniversário natalício, como tal detenhamo-nos um pouco na história da sua infância e destes primeiros meses de Papado.

Jorge Mario Bergoglio nasceu no dia 17 de Dezembro de 1936 numa família de imigrantes italianos. O seu pai, Mário Bergoglio, era um trabalhador ferroviário e sua mãe era dona de casa. Nascido e criado no bairro de Flores, o Papa Francisco estudou química, na Universidade de Buenos Aires. Ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em Março de 1958, tendo sido ordenado Padre a 13 de Dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano.


Eleito Papa a 13 de Março de 2013, após a abdicação do Sumo Pontífice Bento XVI, o Papa Francisco tem sido uma constante surpresa e tem dado muito que falar nos meios de comunicação social. 

Para quem olha à primeira vista, o Papa Francisco parece mais simpático e mais próximo que os seus sucessores. No entanto, mais do que procurarmos encontrar diferenças entre Francisco e Bento XVI, ou entre Francisco e João Paulo II, devemos acreditar que o Espírito Santo concede à Igreja, em cada tempo, o Papa que a Igreja necessita.

Sem dúvida que o Papa Francisco não tem a inteligência teológica que tinha Bento XVI, nem o carisma e a capacidade de mover multidões como tinha João Paulo II. No entanto, acreditamos que Deus escolheu o Cardeal Jorge Mario Bergoglio para suceder ao já saudoso Papa Bento XVI e actualmente devemos rezar muito, pedindo ao Senhor que o santifique, a ele e a todos os sacerdotes, e Bispos.

É importante que tenhamos consciência da necessidade constante de oração pelo Santo Padre. Em Fátima, Nossa Senhora pediu aos três Pastorinhos que rezassem pelo Santo Padre. Esse apelo é feito continuamente a cada um de nós, de forma a que Deus o faça o Papa que a Igreja verdadeiramente necessita nos dias de hoje.

O maior presente que podemos dar ao Papa Francisco no dia do seu aniversário natalício é a oração por ele, para que seja verdadeiramente o Papa que Deus quer e que a Igreja necessita, fiel à Verdade e à sã Doutrina que a Igreja ensina. Que o Papa Francisco tenha sempre em conta a grande missão da Igreja neste mundo: a salvação das almas.

E porque queremos também nós rezar pela Santificação do Papa e de todo o Clero, deixamos aqui uma oração por ele, convidando todos os nossos leitores a rezarem também:


ORAÇÃO PELO SANTO PADRE

Ó Deus, que na vossa providência quisestes edificar a Vossa Igreja 
sobre São Pedro, Príncipe dos Apóstolos:

Fazei que o Papa Francisco, que constituístes Sucessor de Pedro, 
seja para o Vosso povo o princípio
e o fundamento visível da unidade da Fé 
e da comunhão na caridade.

Atendei as súplicas da Vossa Igreja e,
 por intercessão da Virgem Santíssima, Mãe da Igreja, 
concedei ao Sumo Pontífice a força e a luz necessárias
para que toda a Igreja se mantenha unida na Fé, 
em comunhão com ele no vínculo da unidade e da paz.

Iluminai a sua consciência e inspirai-lhe sabedoria
 para apascentar o rebanho que lhe foi confiado até que, um dia, 
receba a coroa da glória e se apresente diante de Vós no Céu, 
onde também nós esperamos viver por toda a eternidade.
Ámen.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics