"Raios de Luz"


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial da Paz

 01 de Janeiro de 2014
 Clique na legenda para ler

Na sua primeira mensagem para este dia, o Papa começa por fazer uma defesa da família, formada e complementada por um pai e uma mãe. «Não existe paz sem fraternidade e a fraternidade aprende-se no seio da família».

«Convém desde já lembrar que a fraternidade se começa a aprender habitualmente no seio da família, graças sobretudo às funções responsáveis e complementares de todos os seus membros, mormente do pai e da mãe. A família é a fonte de toda a fraternidade, sendo por isso mesmo também o fundamento e o caminho primário para a paz, já que, por vocação, deveria contagiar o mundo com o seu amor».

Nestas palavras subentende-se uma crítica ao aumento de políticas que têm procurado redefinir o conceito de “família”, como por exemplo a adopção por homossexuais ou até o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Entre as várias ameaças à paz nos tempos correntes, o Papa identifica as guerras, oo tráfego de seres humanos, a corrupção, o abuso de drogas e o crime organizado, mas dedica também alguns parágrafos ao sistema económico, dando seguimento a outras críticas que tem feito ao longo do seu Pontificado.

O documento recorda que, ao longo do último ano, muitas pessoas continuaram a viver a experiência dilacerante da guerra.

«Por este motivo, desejo dirigir um forte apelo a quantos semeiam violência e morte, com as armas: naquele que hoje considerais apenas um inimigo a abater, redescobri o vosso irmão e detende a vossa mão» - pede o Papa na sua Mensagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics