"Raios de Luz"


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Reflexões de Advento: «Por um Natal cristão»

Nem sempre o Natal é uma Festa de Jesus. Para muita gente não passa de uma comemoração histórica do passado. Há muitas coisas, muita alegria, muita festa, mas em muitos lados falta Jesus. Falta a principal personagem da festa!

Tornar novamente o Natal Cristão! Eis um dos grandes desafios para os nossos dias. Os primeiros cristãos cristianizaram a festa do sol. Colocaram Cristo em primeiro lugar. Cristo é que é o Sol e Luz da humanidade. É necessário cristianizar o Natal e lutar contra a paganização deste tempo tão sagrado!

O Natal lembra-nos que Deus não abandonou este mundo. Algumas formas de lembrar que o Natal é de Jesus, podem passar por, nas nossas casas, colocarmos o Presépio em lugar de destaque, para que quem nos visita perceba quem é a figura e a personagem mais importante desta festa.

Outra forma de ‘cristianizar’ o Natal é relativamente recente mas tem vindo a ganhar força no nosso país: contrariar a moda do ‘Pai Natal’ pendurado nas varandas e janelas e as famílias cristãs colocarem no seu lugar um estandarte do Menino Jesus.

Assim, as pessoas que passam e olham para as varandas e janelas onde o Menino Jesus estiver exposto, lembrar-se-ão da verdadeira alegria do Natal e do seu verdadeiro sentido: O Deus que Se fez carne’!

Apesar de esta época ser cada vez menos a lembrança do nosso Deus que por amor Se fez Homem, ainda existem muitas famílias que celebram com muita alegria o Natal de Jesus, preparando os seus corações no Sacramento da Confissão, participando na Missa de Natal e praticando obras de caridade para com os que mais necessitam.

É esta a vigilância que Jesus nos pede!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics