"Raios de Luz"


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O Natal não é a festa de aniversário de Jesus

 
«Alguns pensam que celebrar o Natal é comemorar o aniversário de Jesus; alguns chegam até a cantar o 'Parabéns a você'! Isto é completamente despropositado, contrário ao sentimento da Igreja e fora do sentido da celebração dos cristãos. Então, se não celebramos o aniversário de Jesus, o que fazemos no Natal?
 
Quando a Igreja celebra as festas do Natal, quer celebrar não o aniversário do Menino Jesus... O que ela deseja fazer é tornar presente para nós, na força do Espírito Santo, a graça da Vinda de Cristo!
Celebrando a liturgia do Natal, o acontecimento do passado - a Manifestação do Filho de Deus - torna-se presente no hoje da nossa vida! Na Liturgia do Natal a Igreja não diz: “Há dois mil anos nasceu Jesus”! Nada disso! O que ela diz é: “Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o Salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz!”.
Então, celebrando as Santas Festas do Natal, celebramos a Manifestação do Salvador no nosso hoje, na nossa vida, no nosso mundo! A Liturgia tem esta característica: na força do Santo Espírito torna presente realmente, de verdade, aquele acontecimento ocorrido no passado. Não é uma repetição do acontecimento, nem uma recordação! É, ao invés, aquilo que a Bíblia chama de memorial, isto é, tornar presente os actos de salvação de Deus.
Sabemos que a Eucaristia é a celebração, o memorial da Páscoa do Senhor. Como é que já no Natal a Igreja mete a celebração da Páscoa? É que a Eucaristia não é simplesmente a celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo!
Ao celebrarmos as festas do Natal com a Santa Missa, celebramos o mistério, o acontecimento da nossa salvação que torna presente e actuante na nossa vida.
Celebrando a Missa do Natal, recebemos a graça do Natal, entramos em comunhão com Cristo que veio no Seu Natal, porque recebemos o Corpo e Sangue do Senhor: o próprio Cristo que nasceu para nós.
Então, que neste Natal ninguém cante parabéns para o Menino Jesus, nem fique com inveja dos pastores e dos magos... Também para nós HOJE nasceu um Salvador: o Cristo ressuscitado, glorioso, que recebemos verdadeiramente na Comunhão do Seu Corpo e Sangue e cujo mistério celebramos nos gestos, palavras e símbolos da Liturgia santíssima!»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics