"Raios de Luz"


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O Mistério do Natal

«O Natal é manifestação de Deus e da Sua grande luz num Menino que nasceu para nós. «Manifestaram-se a bondade de Deus e o Seu amor pelos homens»: esta frase de São Paulo adquiria assim uma profundidade totalmente nova.


No Menino do estábulo de Belém, pode-se, por assim dizer, tocar Deus e acarinhá-Lo. E o Ano Litúrgico ganhou assim um segundo centro numa festa que é, antes de mais nada, uma festa do coração.

Tudo isto não tem nada de sentimentalismo. É precisamente na nova experiência da realidade da humanidade de Jesus que se revela o grande mistério da fé. No menino Jesus, Deus fez-Se dependente, necessitado do amor de pessoas humanas, reduzido à condição de pedir o seu, o nosso, amor.

Hoje, o Natal tornou-se uma festa dos negócios, cujo fulgor ofuscante esconde o mistério da humildade de Deus, que nos convida à humildade e à simplicidade. Peçamos ao Senhor que nos ajude a alongar o olhar para além das fachadas lampejantes deste tempo a fim de podermos encontrar o menino no estábulo de Belém e, assim, descobrimos a autêntica alegria e a verdadeira luz.

Se quisermos encontrar Deus manifestado como Menino, então devemos descer do cavalo da nossa razão «iluminada». Devemos depor as nossas falsas certezas, a nossa soberba intelectual, que nos impede de perceber a proximidade de Deus. Devemos seguir o caminho rumo àquela extrema simplicidade exterior e interior que torna o coração capaz de ver.

Deixemo-nos fazer simples por aquele Deus que Se manifesta ao coração que se tornou simples. E rezemos também e sobretudo por todos aqueles que são obrigados a viver o Natal na pobreza, no sofrimento, na condição de emigrante, pedindo que se lhes manifeste a bondade de Deus no seu esplendor, que nos toque a todos, a eles e a nós, aquela bondade que Deus quis, com o nascimento de seu Filho no estábulo, trazer ao mundo. Ámen».

Papa Bento XVI

Texto adaptado da homilia na Missa da Noite de Natal, 24 de Dezembro de 2011
PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA DO DIA DE NATAL

Entrada: Ergue os teus olhos - NCT 60 [partitura]
Salmo: Todos os confins da terra [partitura]
Ofertório: A Vida que estava junto do Pai - CEC I, p.56-57 [partitura]
Comunhão: O Verbo fez-Se carne - NCT 78 [partitura]
Pós-Comunhão: Exultemos de alegria - CEC I, p.46,47 [partitura] 
Beija-Menino:  Gloria in excelsis Deo (Cantava em nossas campinas) - Popular - [partitura]
                        Adeste Fideles - Tradicional - [partitura]
                        Noite Feliz [partitura]
                        Cristo nasceu! - C. Silva - [partitura]

CEC I - Cânticos de Entrada e de Comunhão, vol. I
NCT - Novo Cantemos Todos
                


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics