"Raios de Luz"


quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Um testemunho de caridade na JMV

A Juventude Mariana Vicentina tem, como o próprio nome indica um cariz Vicentino, isto é, de missão e de caridade para com os mais desfavorecidos. No Jornal Voz da Verdade desta semana saiu uma reportagem que demonstra como mesmo nos dias de hoje, em plena crise económica e de valores, ainda há jovens capazes de serem verdadeiramente como São Vicente de Paulo.

Falamos de uma jovem muito próxima da JMV Sobreiro, a Marta Araújo, que actualmente é presidente do Conselho Regional Sul da Juventude Mariana Vicentina. Nascida a 4 de Fevereiro de 1985 em Lisboa, a Marta fez o seu percurso catequético na Igreja de São João Evangelista por devoção dos seus pais e aos 16 anos, após o Crisma, aceitou o convite para ser catequista e ingressou na JMV.

Conta a nossa grande amiga, Marta Araújo:  «Aos 13 anos, iniciei por vontade da minha mãe o voluntariado em colónias de férias no Centro Social e Paroquial da Penha de França que duraria até aos meus 21 anos. Mas ser JMV deu-me mais oportunidades de ser testemunha de esperança nas visitas a lares, na organização de cabazes alimentares, nas visitas a várias instituições e no serviço à paróquia… e isso alterou o sonho de educadora de infância para assistente social. Apaixonei-me pela história de São Vicente de Paulo, o padroeiro de todas as obras sociais da Igreja, e lancei-me na licenciatura de Politica Social (ISCSP), em 2003, sabendo que era a minha vocação.»

No verão de 2006, num momento de oração, a Marta pegou na Bíblia e leu algumas passagens bíblicas tendo ficado fixada em Mt 28, 18-20:  «Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, ensinando-os a cumprir tudo o que vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei convosco até ao fim dos tempos». 

Sentiu neste momento o chamamento a partir, mas sabia que como JMV não era possível partir em missão. Assim, procurou incessantemente paróquias e movimentos tendo conhecido as Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres. Algumas reuniões de preparação depois, e a Marta estava entusiasmada e via agora a possibilidade de concretizar o seu sonho e de dar resposta àquilo que Deus lhe pedia. No entanto, sentiu muita incompreensão e falta de crença por amigos e familiares, a par de ter que trabalhar para conseguir os materiais necessários para partir, Marta conseguiu aproximar-se muito de Deus e experimentar as suas palavras. “Ele está sempre connosco.”

Em Fevereiro de 2008, a Marta parte para Moçambique, onde a esperavam cerca de 300 crianças órfãs que, mais tarde, lhe haveriam mudar radicalmente a perspetiva e sentido da vida. Eis um pequeno excerto do diário de missão de Marta:

«Escrevo no meu diário de bordo, a 20 de Fevereiro de 2008. Aqui sentada à espera do voo para Joanesburgo, não caio em mim de isto ser possível. Depois de tanto lutar numa direção de acreditar/desacreditar…aqui estou, finalmente a caminho da… terra de Deus!” (...) A cada dia o serviço aumentava: na Mesa de S. Nicolau onde ainda hoje diariamente são oferecidas cerca de 300 almoços às crianças mais desfavorecidas, principalmente órfãos; no jardim-de-infância onde colaborava com as educadoras na elaboração das atividades; na cadeia com as dinâmicas e ações de sensibilização e informação sobre o HIV/SIDA; na vida pastoral junto das catequeses e do grupo de jovens; nos pequenos mimos aos bebés que estavam no Centro Nutricional em recuperação ou até no simples estar. (...)  Torna-se difícil explicar o que me corria na Alma… Porque Tudo é Ele… porque ao nosso redor Tudo é Amor…»

Quando chegou a Portugal, a missão apenas começara. A missão não tinha sido uma experiência, mas sim uma vivência. Voltou às suas atividades de paróquia e de grupos, partilhando esta alegria de ser cristã. Desde 2010, a Marta é uma das assistentes sociais da Associação de Beneficência Casas S. Vicente de Paulo em Lisboa.

Hoje, mais do que querer mudar o mundo, Marta pretende ajudar cada pessoa a saber as oportunidades que tem para ser testemunho de Amor aqui ou lá, seja onde for, em qualquer lugar que esteja!

Peçamos ao Senhor que mais jovens como a Marta sejam capazes de responder ao convite que Ele nos faz. Que sob a protecção de Maria Santíssima, sejamos verdadeiros arautos do Evangelho e do amor de Deus pelos mais pobres.

Fonte (Adaptado)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics