"Raios de Luz"


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Domingo II do Tempo Comum

Após a Igreja viver o Tempo do Advento e do Natal do Senhor, celebra neste Domingo a II Semana do Tempo Comum. Durante este tempo a liturgia apresenta um caminho marcado pela esperança porque somos convidados a tomar consciência de que o Filho de Deus veio habitar entre nós, entrou nos nossos tempos para santificar a nossa vida.

Neste segundo Domingo do Tempo Comum, a Liturgia ainda nos liga ao Baptismo do Senhor, celebrado no Domingo passado. Recordemo-nos que no Evangelho do passado Domingo revivíamos o Baptismo de Jesus por João Batista e a sua unção pelo Pai com o Espírito Santo como Messias de Israel.

O Evangelho deste Domingo aprofunda ainda mais este quadro impressionante, que nos revela a missão de Jesus: «João viu Jesus aproximar-se dele e disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo'». Em aramaico, "cordeiro" significa também "servo".

Jesus é então apresentado como o Servo ou Cordeiro de Deus, Aquele que tal como no Antigo Testamento era mandado para o deserto, colocado fora da cidade, carregando os pecados de Israel; Aquele cordeiro pascal, cujos ossos não poderiam ser quebrados; Aquele, cujo sangue, aspergido sobre o povo, selará a nova e eterna aliança entre Deus e o povo santo.

João Baptista reconheceu em Jesus o Messias, tão humilde e tão grande - ele é o próprio Deus: «passou à minha frente porque existia antes de mim!». E como Deus feito homem, Ele é o único e absoluto Salvador de todos – e não há salvação sem ele ou fora dele!

Por fim, o Percussor dá testemunho de que esse Jesus bendito é mais que um Servo, mais que um Cordeiro, mais que um Profeta: Ele é o Filho de Deus: «Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!».
 
Procuremos na nossa vida dizer ao Messias que é n'Ele que cremos e a Ele queremos seguir. Em Jesus coloquemos a nossa vida e nossa morte! Sejamos sempre verdadeiras testemunhas do Reino de Deus que Jesus plantou na terra com a Sua bendita encarnação e bendigamo-Lo para sempre!

PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA:

Entrada: Toda a terra Vos adore, Senhor - CEC II, pág. 13 [partitura]
Salmo: Eu venho, Senhor, para fazer a Vossa vontade [partitura]
Comunhão: O Cordeiro de Deus é o nosso Pastor - OC 167-168 [partitura]
Pós-Comunhão: Este é Aquele - CEC II, pág. 14-15 [partitura]
Final: O Amor de Deus repousa em mim - NCT 388 [partitura]

CEC II - Cânticos de Entrada e de Comunhão, vol. II
NCT - Novo Cantemos Todos
OC - Orar Cantando

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics