"Raios de Luz"


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Bendito o Nome de Jesus!

«Para que ao Nome de Jesus todos se ajoelhem no céu, na terra e nos abismos»
Filip 2, 10-11
 
«Nome Santíssimo, tão desejado pelos antigos Patriarcas, esperado com tamanha ansiedade, repetidas vezes protelado, invocado com muitos suspiros, suplicado entre copiosas lágrimas, concebido com misericórdia no tempo da graça.
 
O nome de Jesus, sólida base de fé, suscita filhos de Deus. A fé da religião católica consiste no conhecimento da salvação eterna. Quem não tiver tal fé ou abondoná-la, caminha às escuras nas trevas da noite, precipita-se de olhos fechados no meio dos perigos e, por mais que brilhe a grandeza do seu entendimento, acompanha um guia cego porque segue o próprio intelecto, à busca de compreender os segredos celestes. Ou tenta construir casa sem alicerces, ou ainda deixa a porta e quer entrar pelo tecto.
A base, pois, é Jesus, Luz e Porta, o qual, a fim de mostrar o caminho aos errantes, manifestou a todos a luz da Fé, que torna possível procurar o Deus desconhecido, crer no que foi procurado, encontrar Aquele em que se acreditou.
Este fundamento sustenta a Igreja, edificada sobre o nome de Jesus. O nome de Jesus é esplendor dos pregadores, visto que por luminoso fulgou anuncia e faz com que seja ouvida a sua palavra.
De onde vem a todo o mundo a luz da fé, tão grande, súbita e ardente, senão do anúncio de Jesus? Assim iluminados, e vendo nesta luz a luz, diga com razão o Apóstolo: “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; comportai-vos como verdadeiras luzes” (Ef 5,8).
Ó nome glorioso, nome grato, nome amante e virtuoso! Por ti perdoam-se os crimes, por ti são superados os adversários, por ti os enfermos são curados, por ti os que sofrem adversidades fortificam-se e alegram-se!
No teu calor inflamam-se os desejos, impetram-se os sufrágios pedidos, inebriam-se as almas que te contemplam e gloriam-se todos os que triunfam na glória do Céu. Por este Santíssimo Nome, dulcíssimo Jesus, fazei-nos reinar na Vossa companhia!»
São Bernardino de Sena

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics