"Raios de Luz"


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Será realmente Amor?

«O Amor, hoje, tornou-se sinónimo de paixão, sexo, sentimentalismo... Com o amor justifica-se a infidelidade, a falta de compromisso, a depravação, a destruição da família, o abandono de valores e dos compromissos assumidos... ‘O amor vale mais que tudo’ – diz-se! Mas trata-se realmente de amor?


A palavra amor é uma palavra gasta, nos dias de hoje. Ela está nas novelas da TV, nas canções, na boca dos jovens... Em seu nome, pregam-se as maiores aberrações e fazem-se as coisas mais egoístas.

Penso que poderíamos exprimir bem a beleza, doçura e sentido profundo do amor verdadeiro com as palavras de São Bernardo de Claraval, monge cisterciense e grande místico do século XII:

'O amor basta-se a si mesmo, em si e por sua causa encontra satisfação. É seu mérito, seu próprio prémio. Além de si mesmo, o amor não exige motivo nem fruto. O seu fruto é o próprio acto de amar. Amo porque amo, amo para amar! […] De todos os movimentos da alma, sentidos e afeições, o amor é o único com que pode a criatura, embora não condignamente, responder ao Criador e, por sua vez, dar-lhe outro tanto. Pois quando Deus ama não quer outra coisa senão ser amado, já que ama para ser amado; porque sabe que serão felizes pelo amor aqueles que o amarem'.

Com acuidade perceptiva, o emérito e sempre actual Papa Bento XVI já chamava atenção que o não é a paixão irracional, cega, centrípeta ou o êxtase do inebriamento irracional, irresponsável, entorpecido.
amor é paixão, é êxtase, mas

Pelo contrário, é paixão porque é totalizante, entusiástico, envolvente; é êxtase porque é um sair de si, um esquecer-se de si, com liberdade, maturidade e entrega, para doar-se a Deus e aos outros.

Só este êxtase, este sair, é digno do amor e é fruto do verdadeiro amor. Como disse e fez Jesus, 'não há maior prova de amor que dar a vida…' O resto é egoísmo disfarçado. O verdadeiro amor amadurece, liberta, gera vida; o falso, infantiliza, escraviza e mata».

Dom Henrique Soares da Costa
Bispo Auxiliar de Aracaju - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics