"Raios de Luz"


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Os Magos do tempo de Jesus e os actuais magos

Hoje comemora-se o Dia de Reis, em que tradicionalmente se lembra a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Mas quem são estes Reis Magos? Eram sábios, que estudavam os fenómenos naturais e os astros, um pouco à imagem dos actuais cientistas e astrónomos.

O Papa Francisco, na sua homilia de hoje, exorta-nos:

«Os Magos, com santa astúcia, guardaram a Fé. E nós também temos que manter a fé. Guardá-la da escuridão. Mas esta escuridão, muitas vezes, nos aparece como disfarçada de luz. Por que o Diabo também se pode vestir, por vezes, como um anjo de luz. E aqui é necessário uma 'santa astúcia’, como os Magos, para manter a Fé, e defendê-la do canto da sereia».
 
Às vezes, muitos confundem os Reis Magos com três personagens mais ou menos esotéricas que se dedicavam à Astrologia. Sabemos que tais práticas de adivinhação, ocultismo, astrologia, horóscopos ou outro tipo de superstição sempre foram condenadas pela Igreja.

Nos dias de hoje, existem muitos “magos” que se dedicam a estas práticas, chegando a confundir os próprios fiéis da Igreja Católica, uma vez que adulteram o sentido do culto aos Santos e aos Anjos, misturando-os com superstições pagãs.
O Catecismo da Igreja Católica é claro acerca da impossibilidade de um católico recorrer a estas práticas:
 «Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas - recurso a Satanás ou aos demónios, evocação dos mortos ou outras práticas supostamente «reveladoras» do futuro: a consulta dos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e de sortes, os fenómenos de vidência ou o recurso aos "médiuns”[…] (CIC, 2116).
Há outras práticas que, actualmente, se apresentam como que inócuas e algumas até aceites como ‘técnicas terapêuticas alternativas’, mas que devem ser absolutamente rejeitadas pelos católicos. Destas, destacam-se, por exemplo, duas das mais perigosas: a prática de Reiki e de Yoga.
«O Reiki é perigoso para a saúde espiritual. Ao usar o Reiki aceita-se, pelo menos de forma implícita, os elementos básicos em que se fundamenta, elementos esses que não pertencem nem ao Cristianismo nem à ciência natural. Sem justificação quer da Fé Cristã ou da ciência natural, um Católico que coloca a sua confiança no Reiki, estará a operar, no mínimo, no reino da superstição. A terapia Reiki não é compatível com qualquer doutrina cristã nem mesmo científica» – Conferência de Bispos dos EUA.
«As contradições entre a prática de Yoga e o Cristianismo não são poucas, nem superficiais, uma vez que a prática de Yoga é uma disciplina espiritual na qual o adepto é treinado para usar o corpo como veículo a fim de alcançar um estado de elevação, em última análise, a consciência do divino. Esta prática é uma negação implícita da Fé católica na divindade de Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e de uma verdadeira espiritualidade centrada em Cristo» (Pe. Peter Scott).
Acerca da magia, feitiçaria e uso de amuletos, a Doutrina da Igreja é também bastante firme:
«Todas as práticas de magia ou de feitiçaria, pelas quais se pretende domesticar os poderes ocultos para os pôr ao seu serviço e obter um poder sobrenatural sobre o próximo – ainda que seja para lhe obter a saúde – são gravemente contrárias à virtude de religião […] O uso de amuletos também é repreensível» (CIC, 2117).


Nós cremos e professamos num só Salvador, um único Deus feito Menino que tira o Mal e o pecado do mundo: Jesus Cristo! Só a Ele adoraremos e devemos seguir apenas a Sua Luz, como fizeram os Reis Magos do Oriente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics