"Raios de Luz"


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O Baptismo de Jesus

«Com a festa do Baptismo de Jesus continua o ciclo das manifestações do Senhor, que começou no Natal com o nascimento do Verbo encarnado em Belém, contemplado por Maria, José e os pastores na humildade do presépio e que teve uma etapa importante na Epifania, quando o Messias, através dos Magos, se manifestou a todas as nações.
 
Hoje Jesus revela-Se, nas margens do Jordão, a João e ao povo de Israel. É a primeira ocasião em que ele, como homem maduro, entra no cenário público, depois de ter deixado Nazaré. Jesus abandona a casa e as ocupações habituais para se dirigir ao rio Jordão. Chega ao meio da multidão que está a ouvir João Baptista e põe-se na fila como todos, à espera de ser baptizado.
 
Junto do Jordão, Jesus manifesta-Se com uma extraordinária humildade, que recorda a pobreza e a simplicidade do Menino colocado na manjedoura, e antecipa os sentimentos com os quais, no final dos seus dias terrenos, chegará a lavar os pés dos discípulos e sofrerá a humilhação terrível da cruz.
 
O Filho de Deus, Aquele que é sem pecado, coloca-se entre os pecadores, mostra a proximidade de Deus ao caminho de conversão do homem. Jesus carrega sobre os seus ombros o peso da culpa da humanidade inteira, inicia a sua missão pondo-se no nosso lugar, no lugar dos pecadores, na perspectiva da cruz.
 
Recolhido em oração, depois do Baptismo, enquanto sai da água, abrem-se os Céus. O Pai, o Filho e o Espírito Santo manifestam-Se entre os homens e revelam-nos o seu amor que salva. Se são os anjos que levam aos pastores o anúncio do nascimento do Salvador, e as estrelas aos Magos vindos do Oriente, agora é a própria voz do Pai que indica aos homens a presença no mundo do seu Filho e que convida a olhar para a vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte.
 
A partir deste momento, a voz do Pai chamará também outros para serem seus filhos em Cristo e, na sua família que é a Igreja, concederá a cada um o dom sublime da Fé. Este dom, que as crianças não têm a possibilidade de compreender plenamente, será colocado no seu coração como uma semente cheia de vida, que espera desenvolver-se e dar fruto.
 
É o Baptismo que ilumina com a luz de Cristo, que abre os olhos ao seu esplendor e introduz no mistério de Deus através da luz divina da Fé. Também nos nossos dias a Fé é um dom que se deve redescobrir, cultivar e testemunhar».
 
PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSSA:
 
Entrada: Pai, Filho e Espírito Santo - CEC I, p. 7677 [partitura]
Salmo: O Senhor abençoará o Seu povo [partitura]
Comunhão: Este é Aquele - OC, p. 98 [partitura]
Pós-Comunhão: Tu és o Meu Filho - Pe. António Cartageno [partitura]
Final: Glória ao Pai que nos criou - OC, p.128-129 [partitura]

CEC I - Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. I
OC - Orar Cantando
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics