"Raios de Luz"


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

«Não se entende um cristão sem a Igreja»

«O cristão não é um baptizado que recebe o baptismo e depois põe-se a caminho na sua estrada. O primeiro fruto do Baptismo é pertencer à  Igreja, povo de Deus. Não se entende um cristão sem a Igreja.
 
E por isso o Papa Paulo VI disse que é uma dicotomia absurda amar Cristo sem a Igreja; ouvir a Cristo, mas não a Igreja; estar com Cristo à margem da Igreja. Não se pode! É uma dicotomia absurda.
 
A mensagem do Evangelho, nós recebemo-la na Igreja e a nossa santidade faz-se na Igreja, o nosso caminho é na Igreja. O resto é uma fantasia, ou uma dicotomia absurda.
 
O "sensus Ecclesiae"  é o sentir , pensar, desejar estar dentro da Igreja. Existem três pilares desta pertença, deste sentir com a Igreja: humildade, obediência e oração.
 
Humildade:
 
Uma pessoa que não é humilde não pode ouvir a Igreja, ouvirá apenas o que gosta. A história da Igreja começou antes de nós e continuará depois de nós. Humildade: somos uma pequena parte de um grande povo, que anda no caminho do Senhor .
 
Fidelidade:
 
O segundo pilar é a fidelidade, que está ligado à obediência. Fidelidade à Igreja e aos seus ensinamentos, fidelidade ao Credo, fidelidade à Doutrina e guardar esta Doutrina. Devemos transmitir a Mensagem do Evangelho como um dom, que não é nosso: é um dom que recebemos. E esta transmissão tem de ser fiel. Porque recebemos e damos um Evangelho que não é nosso, que é de Jesus, e não devemos ser mestres do Evangelho, mestres da Doutrina recebida, para usá-los como quisermos.
 
Oração:
 
O terceiro pilar é um serviço particular: rezar pela Igreja. Como é a nossa oração pela Igreja? Rezamos pela Igreja? Na Missa, todos os dias, sim. Mas e em nossa casa? Quando fazemos nossas orações, rezemos pela Igreja inteira, em todas as partes do mundo.
 
Que o Senhor nos ajudar a ir por este caminho, para aprofundar a nossa pertença à Igreja e o nosso sentir com a Igreja».
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics