"Raios de Luz"


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

III Domingo do Tempo Comum

O Evangelho deste III Domingo do Tempo Comum é a continuação dos episódios narrados nos dois últimos Domingos, nos quais se meditava sobre o Baptismo de Jesus e de como João tinha indicado o Messias como o «Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo».

Neste Domingo, o evangelho relata-nos o início do ministério público de Jesus, em Cafarnaum, após o Baptismo. Ele é apresentado como grande luz de que fala o Profeta Isaías. Junto ao lago, Jesus começa a pregar e a dizer: «Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus»

Da pregação em geral, Jesus passa ao convite pessoal: «Segui-Me e Eu vos farei pescadores de homens.» O Evangelho apresenta-nos o chamamento dos primeiros Apóstolos. Simão e André experimentaram o fascínio da luz que emanava d'Ele e seguiram-na sem demora para que iluminasse o caminho das suas vidas.

O Senhor continua a chamar-nos para que O sigamos e para que iluminemos a vida dos homens luz da fé; sabemos bem que o remédio para tantos males que acfetam a humanidade é a fé em Jesus Cristo, Nosso Senhor; sem Ele, os homens caminham nas trevas e por isso tropeçam e caem.

Deus chama-nos a todos para que sejamos luz do mundo, e essa luz não pode ficar escondida: “Somos lâmpadas que foram acesas com a luz da verdade” (Santo Agostinho).

Se somos cristãos que vivem imersos na sociedade, procurando a nossa santificação, devemos procurar viver de acordo com a fé que professamos e sobre os ensinamentos d'Aquele que é a Luz do Mundo. Para isso são necessárias vida interior e formação doutrinal.

No entanto, nem sempre é fácil conseguirmos viver de acordo com o Senhor que chama e que convida à conversão. Diariamente somos 'bombardeados' com uma mundanidade que choca com os ensinamentos da Igreja e que pode fazer-nos vacilar. O Demónio está sempre a tentar afastar-nos desta luz que é Cristo e a levar-nos para o caminho das trevas.

Peçamos à Virgem Maria coragem e simplicidade para vivermos no meio do mundo sem sermos mundanos, como os primeiros cristãos, para sermos luz de Cristo na nossa profissão e em todos os ambientes de que participamos.


PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA:

Entrada: Cantai ao Senhor um cântico novo - CEC II, p. 16-17 [partitura]
Salmo: O Senhor é minha luz [partitura]
Comunhão: Aproximai-vos do Senhor - F. Santos [partitura]
Pós-Comunhão: Em Vós, Senhor, está a Fonte da Vida - Az. Oliveira [partitura]
Final: Senhor, Tu és a Luz - NCT 273 [partitura]

CEC II - Cânticos de Entrada e de Comunhão, vol. II
NCT - Novo Cantemos Todos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics