"Raios de Luz"


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Domingo VII do Tempo Comum


«Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos 
e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus».

Podemos dizer que estas palavras de Jesus são o centro de toda a Liturgia deste VII Domingo do Tempo Comum. O Senhor convida-nos a amar a todos, sem nenhuma discriminação; a sermos santos como Ele é santo!

Diante da lei de Talião, Jesus estabelece novas bases: o amor e o perdão das ofensas. Ele não nos ensina a sermos frouxos, convida-nos antes praticar a mansidão, a não usar de violência e a procurar o bem da pessoa que a prejudicou.

São 'difíceis' as palavras de Jesus neste Domingo! Jesus pede-nos para ir mais além do que estamos habituados; diz-nos para darmos a outra face, algo que na nossa pequenez é tão difícil de praticar.

O Senhor não pregou esta doutrina somente por palavras, mas também com o Seu exemplo. Do alto da cruz, depois de crucificado, pronuncia uma expressão que prova como aquilo que Ele ensinou, viveu até ao fim: «Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem».

Devemos pois, viver a caridade com aqueles que nos tratam mal, que nos difamam e roubam a honra, que procuram prejudicar-nos.

Um Santo relativamente recente, São José Maria Escrivá, diz-nos que: “Mais do que em 'dar', a caridade está em 'compreender'.  O que nós fazemos para compreender aqueles que se dizem nossos inimigos? Será que nós pensamos que essas pessoas, muitas das vezes, agem de má fé apenas porque têm fome de Deus?

Não olhemos as pessoas de cima, como se fossem inferiores a nós! A caridade exige de nós o contrário: colocar-nos ao serviço deles, ver as qualidades que o outro tem e procurar compreendê-lo, de forma a encaminha-lo para o bem.

Que bom é saber amar, saber perdoar, saber compreender. É verdade que Jesus foi crucificado por amar e também é verdade que talvez sejamos crucificados por amar. A Igreja ensina-nos o sentido último do sofrimento porque tem o seu modelo em Cristo, o justo sofredor que morre perdoando os inimigos e os liberta das suas dores.

Que o Senhor nos conceda a graça de acolhermos a essência do Seu ensinamento: o Amor. Peçamos ao Senhor que nos ajude a sermos cada vez melhores cristãos e a saber amar não só aqueles que nos amam mas também aqueles que nos odeiam.


PROPOSTA DE CÂNTICOS PARA A MISSA:

Entrada: Deus vive na Sua morada santa - NCT 219 [partitura]
Salmo: O Senhor é clemente [partitura]
Comunhão: Eu sou o Pão Vivo - NCT 263 [partitura]
Pós-Comunhão: Se vos amardes uns aos outros - NCT 264  [partitura]
Final: O Templo de Deus é santo - CPD 383 [partitura]


NCT - Novo Cantemos Todos
CPD - Canta Povo de Deus


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics