"Raios de Luz"


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

XXII Dia Mundial do Doente

No dia 11 de Fevereiro, Festa de Nossa Senhora de Lourdes, comemora-se o Dia Mundial do Doente, efeméride instituída pelo Papa João Paulo II neste dia, no ano de 1992. Na carta do Papa ao Presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde, o Papa referia que este dia deve ser visto como «um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade».

Vinte e dois anos depois da instituição desta efeméride, na Mensagem para o Dia Mundial do Doente, o Papa Francisco refere que «a Igreja reconhece em vós, queridos doentes, uma presença especial de Cristo sofredor. É assim: ao lado, aliás, dentro do nosso sofrimento está o de Jesus, que carrega connosco o seu peso e revela o seu sentido. Quando o Filho de Deus subiu à cruz destruiu a solidão do sofrimento e iluminou a sua escuridão. Desta forma somos postos diante do mistério do amor de Deus por nós, que nos infunde esperança e coragem: esperança, porque no desígnio de amor de Deus também a noite do sofrimento se abre à luz pascal; e coragem, para enfrentar qualquer adversidade em sua companhia, unidos a Ele».

Esta data comemora-se no dia em que a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora de Lourdes e quem, melhor que a Virgem Maria, para acolher a dor de cada doente e acompanhar a sua enfermidade? Aquela que esteve junto à cruz de Jesus e que O viu sofrer, também Ela está junto de cada doente e de cada um que se predispõe a ir em auxílio dos que mais necessitam.

O Papa Francisco afirma que «para crescer na ternura, na caridade respeitadora e delicada, temos um modelo cristão para o qual dirigir o olhar com segurança. É a Mãe de Jesus e nossa Mãe, atenta à voz de Deus e às necessidades e dificuldades dos seus filhos. Maria, estimulada pela misericórdia divina que nela se faz carne, esquece-se de si mesma e encaminha-se à pressa da Galileia para a Judeia a fim de encontrar e ajudar a sua prima Isabel; intercede junto do seu Filho nas bodas de Caná, quando falta o vinho da festa; leva no seu coração, ao longo da peregrinação da vida, as palavras do velho Simeão que lhe prenunciam uma espada que trespassará a sua alma, e com fortaleza permanece aos pés da Cruz de Jesus. Ela sabe como se percorre este caminho e por isso é a Mãe de todos os doentes e sofredores.»

De facto, ao longo da Sua vida terrena, a Virgem Maria, impelida pelo Amor de Deus, foi em auxílio dos que mais necessitavam. Por isso A saudamos com o título de Auxílio dos Cristãos e Saúde dos Enfermos.
 
Segundo o Papa, «A Ela podemos recorrer confiantes com devoção filial, certos de que nos assistirá e não nos abandonará. É a Mãe do Crucificado Ressuscitado: permanece ao lado das nossas cruzes e acompanha-nos no caminho rumo à ressurreição e à vida plena».

Como jovens Marianos e Vicentinos, somos também nós impelidos pelo Amor de Deus a ir ao encontro dos que mais precisam da nossa ajuda, quer física, quer espiritual. Que bom seria se fossemos capazes de "gastar" um pouco do nosso tempo (muitas vezes ocupado com banalidades ou coisas com pouca importância), e à semelhança da Virgem Maria, visitássemos os doentes e aqueles que precisam de apoio.

Confiamos este dia e as nossas actividades de cariz caritativo à intercessão de Nossa Senhora e de São Vicente de Paulo. Que os patronos da nossa associação nos ajudem a fazermos como o Bom Samaritano e a fazermos presente as palavras do Papa Francisco «quando nos aproximamos com ternura daqueles que precisam de cura, levamos a esperança e o sorriso de Deus às contradições do mundo».



Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics