"Raios de Luz"


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Carta do Papa Francisco às Famílias

A Santa Sé publicou hoje uma Carta do Papa Francisco às famílias do mundo por ocasião da preparação do Sínodo dos Bispos, marcado para Outubro próximo, no qual serão discutidos e trabalhados os “desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização ”.

Como é do conhecimento geral, para preparar este Sínodo, a Santa Sé enviou em Novembro um inquérito a todas as Conferências Episcopais do mundo, de forma a todos os membros da Igreja, sacerdotes, religiosos e leigos se pudessem manifestar sobre as questões que actualmente se deparam as famílias e de como a Igreja pode ajudar.

Diz o Santo Padre na carta dirigida a todas as famílias do mundo: «O apoio da oração é muito necessário e significativo, especialmente da vossa parte, queridas famílias; na verdade, esta Assembleia sinodal é dedicada de modo especial a vós, à vossa vocação e missão na Igreja e na sociedade, aos problemas do matrimónio, da vida familiar, da educação dos filhos, e ao papel das famílias na missão da Igreja. Por isso, peço-vos para invocardes intensamente o Espírito Santo, a fim de que ilumine os Padres sinodais e os guie na sua exigente tarefa.»

Como desde sempre nos habitou, o Santo Padre pede que toda a Igreja tome consciência da necessidade de oração. Quem não se recorda do seu ‘pedido’ de oração por ele, no dia 13 de Março de 2013, na varanda da Basílica de São Pedro? E por falar no apelo do Santo Padre à oração de todos, de certo nos lembraremos também de como, em Setembro de 2013, também o poder da oração impediu a proliferação da guerra na Síria.

Na carta escrita pelo Papa Francisco na Festa da Apresentação do Senhor, mas só hoje publicada, o Santo Padre refere «que imagem bela (…) um casal de pais jovens e duas pessoas idosas, reunidos devido a Jesus. Verdadeiramente Jesus faz com que as gerações se encontrem e unam! Ele é a fonte inesgotável daquele amor que vence todo o isolamento, toda a solidão, toda a tristeza. No vosso caminho familiar, partilhais tantos momentos belos: as refeições, o descanso, o trabalho em casa, a diversão, a oração, as viagens e as peregrinações, as acções de solidariedade... Todavia, se falta o amor, falta a alegria; e Jesus é quem nos dá o amor autêntico: oferece-nos a sua Palavra, que ilumina a nossa estrada; dá-nos o Pão de vida, que sustenta a labuta diária do nosso caminho.»

Para finalizar, o Papa Francisco pede que rezem também por ele, para que possa servir o Povo de Deus na verdade e na caridade e confia as famílias à protecção da Bem-Aventurada Virgem Maria e de São José.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics