"Raios de Luz"


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A Fé da Igreja


A Fé da Igreja não é uma realidade enferrujada ou fossilizada, como peça de museu. Ela caminhará sempre, fiel às suas origens e aprofundando cada vez mais o mistério de Cristo, nos confrontos com novas realidades.

Quem garante este processo, para que a evolução dos caminhos na Fé não se torne traição e infidelidade à fé confiada uma vez por todas à Igreja? O Espírito da Verdade que Cristo prometeu e deu à Sua Igreja.

E quem é responsável para discernir? O Magistério – os Bispos em comunhão com o Papa - com a autoridade dada por Cristo e a fiel assistência do Santo Espírito. Como podemos ler nos Actos dos Apóstolos: «Pareceu bem ao Espírito Santo, e a nós...»

A fé da Igreja não pode derivar de uma interpretação somente da Bíblia e, muito menos de uma interpretação privada de algum iluminado excêntrico! As Escrituras não foram dadas a uma pessoa privada, mas ao Povo de Deus, que é a Igreja.

A pregação funda-se na Tradição, seja na sua forma escrita (Bíblia), seja na sua forma oral (o complexo da vida de Igreja).

Ora, quem garante esta Tradição é o Espírito Santo e quem a discerne, com autoridade dada por Cristo e a assistência do próprio Espírito, são os Bispos, sucessores dos Apóstolos, em comunhão com o Bispo de Roma, Sucessor de Pedro.

O grande pecado do homem actual é arvorar-se em juiz de Deus: se o modo de agir do Senhor não cabe na minha lógica, então eu descreio e volto-Lhe as costas, abandonando concretamente a Sua Igreja.

Teremos sempre, portanto, que optar entre a soberba de agir do nosso modo, segundo nós mesmos ou a fé de deixarmo-nos guiar pelo Senhor, mesmo quando não compreendemos totalmente os Seus caminhos.

E posso de tal modo expulsar Deus de minha vida que chegue ao ponto de perdê-Lo para sempre. É isto que se chama Inferno: perder a Deus nesta vida e para todo o sempre.

Por isso mesmo a advertência sempre actual das Escrituras: «Buscai o Senhor enquanto está perto; procurai-O enquanto Se deixa encontrar!»

Bispo Auxiliar de Aracaju - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics