"Raios de Luz"


domingo, 23 de fevereiro de 2014

Memória Litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta

No passado dia 20 de Fevereiro a Igreja celebrou a Memória Litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, Pastorinhos de Fátima e as duas primeiras crianças não mártires beatificadas na história da Igreja.

No Santuário de Fátima esta celebração teve um carácter muito especial e festivo uma vez que estas duas crianças foram os protagonistas da Mensagem que Nossa Senhora veio trazer à Humanidade em 1917. Os beatos Francisco e Jacinta Marto souberam, nas suas curtas vidas, ser verdadeiros adoradores e reparadores dos Corações de Jesus e de Maria, tão ofendidos pelos pecados dos Homens, sendo por isso um exemplo de vida e de santidade para cada um de nós.

Na noite de 19, véspera litúrgica desta celebração, foi recitado o Terço na Capelinha das Aparições, tendo como textos de meditação em cada mistério as Memórias da Irmã Lúcia. Durante o Terço, foi possível meditar na forma como estas duas pequenas crianças amavam tanto Nosso Senhor e em tudo O procuravam reparar e consolar pelos pecados cometidos pela Humanidade.

Alguns elementos da JMV Sobreiro estiveram presentes neste Terço que terminou com uma procissão até à Basílica de Nossa Senhora do Rosário, dentro da qual estão sepultados os beatos Francisco e Jacinta. 

Após um momento de oração, enquanto o coro entoava a Ladainha aos Pastorinhos, os peregrinos puderam ir junto dos túmulos destas duas crianças para rezar.

No dia 20, a data do falecimento da Jacinta e por sua vez o dia litúrgico destes dois beatos, foi novamente recitado o Terço na Capelinha das Aparições, seguido de Missa na Basílica da Santíssima Trindade.

Este ano foi possível ter nas celebrações do Santuário dois ícones dos videntes, um trabalho artístico realizado em Itália, da autoria do Padre Marko Ivan Rupnik, autor do mosaico colocado na parede de fundo do presbitério da Basílica da Santíssima Trindade.

Na Missa, celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, o Bispo de Leiria-Fátima - D. António Marto - confiou a diocese à protecção dos Beatos Francisco e Jacinta Marto e deu uma bênção especial às crianças presentes nesta Eucaristia.

Por cá, a JMV Sobreiro não quis deixar o dia passar despercebido, como tal esteve presente na Missa das 18h00 na Basílica de Mafra, na qual colaborou nas leituras e no canto desta celebração, tendo de seguida conduzido o Terço na Capela do Sobreiro. Agradecemos desde já a amabilidade com que o Padre Luís nos recebeu e possibilitou que cantássemos na Eucaristia da Basília.

Também nós confiamos o trabalho e a oração destes dias aos Beatos Francisco e Jacinta, oferecendo os sacrifícios feitos em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Analytics